Lua fará conjunção com Júpiter e Saturno nesta terça; veja como observar - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 12 de maio de 2020

Lua fará conjunção com Júpiter e Saturno nesta terça; veja como observar

Diminuição da poluição do ar, causada pela quarentena, facilitará a observação do fenômeno
Foto: Reprodução
De acordo com o calendário astronômico de maio, esta terça-feira (12) é o dia em que a Lua fará conjunção com dois planetas: Júpiter e Saturno. Os dois encontros acontecerão consecutivamente - aproveite a oportunidade.

Em termos astronômicos, uma conjunção acontece quando dois ou mais corpos celestes parecem estar próximos. Claro que se trata apenas de uma ilusão óptica causada pela posição dos astros em relação à perspectiva terrestre, mas não deixa de ser um fenômeno muito interessante.

Em meio à pandemia de coronavírus e, consequentemente, ao isolamento social, a diminuição da poluição do ar proporciona um céu mais limpo para observações mais satisfatórias. Portanto, este é o melhor momento para atividades como essas.

No caso do fenômeno que acontecerá esta noite, é importante se atentar à hora para não perder as rápidas conjunções. Primeiramente, a Lua se encontrará com Júpiter, às 22h53. Depois, é a vez de Saturno, às 23h14.

Além disso, a dica principal para essa observação é: mantenha o olhar para o leste.

Como se orientar

Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque ou um app em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: "o Sol nasce a leste e se põe a oeste". Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto ao app, existem inúmeras opções. Quem tem iPhone não precisa de um app extra, basta usar a Bússola, que é parte do iOS. Para Android, a recomendação do Olhar Digital é o Apenas uma bússola, da PixelProse SARL, que é simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.





Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!