Porto do Açu expande portfólio de cargas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Porto do Açu expande portfólio de cargas

Movimentação inédita de “beach iron” reforça o Açu como alternativa logística para a Região Sudeste

Pela primeira vez, o Porto do Açu realizou a exportação de um carregamento de beach iron, expandindo seu portfólio de cargas movimentadas no Terminal Multicargas (T-MULT). O navio MV Nordseine foi carregado com 20 mil toneladas da carga inédita, que teve como origem o município de Ouro Branco (MG) e como destino a Espanha. Outras 30 mil toneladas, que estão estocadas no pátio do T-MULT, serão exportadas em mais dois carregamentos distintos.

Para o gerente Comercial da Porto do Açu Operações, Filipe Segantine, a nova carga reforça o Açu como alternativa logística para a Região Sudeste, em especial para o mercado de Minas Gerais, e reforça  a eficiência do T-MULT: “Só neste último trimestre, o Açu já entrou na rota de exportação de duas novas cargas mineiras, equilibrando o volume de importação e exportação e otimizando o fluxo logístico do terminal. Como iniciativa privada, nós conseguimos atender às especificidades de cada cliente, oferecendo não só um serviço eficiente e de qualidade, mas planejado de acordo com a demanda”, pontuou.

A operação foi concluída com uma média de embarque de 11 mil toneladas/dia. Com esta última movimentação, o T-MULT já apresenta um crescimento de 20% se comparado à 2018 em volume de cargas movimentadas. Em relação ao número de embarcações recebidas, o terminal duplicou o total registrado ao longo de todo o ano passado, alcançando 47 embarcações até o momento.

“Os resultados do T-MULT são muito satisfatórios. Estamos encerrando o ano de 2019 superando os anos anteriores, graças à expertise dos profissionais que atuam no terminal, somada ao uso de equipamentos de alta produtividade, e tendo sempre a segurança e a sustentabilidade como valores inegociáveis”, afirmou o gerente-geral de Operações da Porto do Açu, Marcelo Patrício.

Desde que foi inaugurado, em 2016, o T-MULT já soma 2,11 milhões de toneladas movimentadas, sendo que 65% deste montante teve como origem ou destino o estado de Minas Gerais. Neste período, o terminal recebeu 123 embarcações e expediu quase 63 mil carretas.

Com 182 mil m² de área alfandegada, o T-MULT tem 14,5 metros de profundidade e está homologado para receber embarcações com calado de até 13,1 metros. O terminal conta também com 500 metros de cais, sendo 340 metros operacionais.



Ascom Porto do Açu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!