Começa limpeza de portos de pescadores na Lagoa Feia - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Começa limpeza de portos de pescadores na Lagoa Feia

A previsão é de que o trabalho seja concluído entre quatro dias e uma semana. O material orgânico retirado, na maior parte é formado por taboa.
Foto: Divulgação
Começou nesta semana a limpeza de seis portos da Lagoa Feia, na localidade de Ponta Grossa dos Fidalgos, no distrito de Tocos. O trabalho, feito com uma máquina long reach, é para facilitar a atividade pesqueira. Nos últimos dias, a vegetação arrastada pelo vento Sul obstruiu os pontos de saída e chegada dos barcos.

- São mais de 300 pescadores cadastrados na associação local, que estavam com muita dificuldade para exercer suas atividades. Para entrar na lagoa e retornar aos portos eles estavam abrindo “picada” com foices e facões na vegetação, perdendo um tempo enorme. Com a limpeza, eles vão poder retornar às atividades normais - explica o subsecretário de Pesca, José Roberto Pessanha, o Betinho.

A previsão é de que o trabalho seja concluído entre quatro dias e uma semana. O material orgânico retirado, na maior parte formado por taboa, é colocado na própria margem e, com o tempo, acaba absorvido pela vegetação ciliar. Pescadores ajudam no trabalho, puxando a vegetação mais afastada da margem, usando um cabo de aço para amarrar o material à pá da máquina.

- O esforço conjunto é para desobstruir os seis portos o mais rapidamente possível, porque a pesca ainda é uma das principais atividades da economia local e, qualquer coisa que interfira no processo, acaba gerando algum prejuízo - conclui Betinho.


Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!