Novo Sistema de Transporte de Campos. Adequação das vans e tecnologia na mobilidade urbana - Fique Por Dentro! - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Novo Sistema de Transporte de Campos. Adequação das vans e tecnologia na mobilidade urbana - Fique Por Dentro!

A equipe do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) se reuniu na tarde deste domingo (14) com os representantes dos três consórcios formados pelas empresas de ônibus que atuam na cidade. Em pauta, avaliação do primeiro dia de funcionamento do novo sistema de transporte público, que entrou em operação neste sábado (13). Na próximas semanas, os ônibus atenderão temporariamente todo o município em 76 linhas, dentre as quais 20 que estavam abandonadas e voltaram a circular. 

A circulação dos ônibus é até meia-noite nas linhas urbanas e, para as regiões distritais, a última saída é às 23h da rodoviária Roberto da Silveira. 

Segundo o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, a aceitação da população ao novo modelo de transporte público foi avaliada como boa, bem como o empenho e comprometimento das empresas para atender às exigências acordadas com o órgão e o Ministério Público. - "Nossa equipe vem monitorando e fiscalizando as empresas desde as primeiras horas de sábado. Tivemos algumas observações, que foram passadas para eles sobre o funcionamento e ajustamos alguns pontos para esta segunda-feira" — avaliou Quintanilha, lembrando que a fiscalização é feita também nas garagens.    

Os permissionários do transporte alimentador habilitados pela licitação irão apresentar os veículos para que seja feita a identificação por adesivo dos carros, cadastro e instalação do GPS.

Eles terão o período de até 30 dias para adequação e início da atuação dentro do novo modelo de transporte alimentador. 

Empresas de Ônibus

- A Rogil fez um plano operacional e vai cumpri-lo 100% para atendimento da população. Há cinco anos, nós ganhamos uma licitação e teríamos exclusividade nas linhas. Com a concorrência com as vans, as empresas de ônibus ficaram prejudicadas, mas temos possibilidade de atender a demanda da cidade. Com o novo sistema, estamos abrindo mão de parte das linhas, mas vemos que é o melhor para resolver o transporte de Campos, que vem há décadas em decadência — comentou o empresário Gilson Menezes, proprietário da Viação Rogil. 

A empresária Rosimere Araújo Reis, proprietária da empresa Turisguá e detentora da concessão pelo Consórcio União, concorda que o momento de transição é um esforço necessário. “Todos os consórcios entraram, há cinco anos, prontos para atender a cidade, mas nada do previsto foi feito em contrapartida pelos órgãos competentes. Agora, estamos na expectativa de um novo momento. Para o período de transição, a população não precisa se preocupar porque não haverá dificuldades nestes dias por falta de ônibus. Todos os ônibus irão para as ruas”, afirmou Rosimere.

O empresário José Maria Matias, dono da Viação São João e detentor da concessão pelo Consórcio Planície, considera que o novo sistema é o melhor para a população. “O novo sistema de transporte irá permitir que as empresas se restabeleçam e que possamos atender à população com maior qualidade”, comentou.

Retorno das Vans

Nos próximos dias, as vans irão se adequar ao novo sistema. Todos os veículos terão GPS, programação visual e bilhetagem eletrônica. Num prazo de 6 meses, também deverão instalar ar condicionado e elevador para cadeirante.

Quando o sistema estiver funcionando, as vans e micro-ônibus farão a ligação entre a cidade e os distritos, enquanto os ônibus atenderão a região central e os bairros. Durante o período que for necessário para implantação do sistema, os ônibus continuarão fazendo a ligação entre a cidade e os distritos, em horários reduzidos.

Todos os veículos vão circular de forma integrada para que você possa fazer mais de um trajeto pagando apenas uma passagem.

Mobi Campos

Ferramenta fundamental no novo sistema, o aplicativo de celular Mobi Campos, de monitoramento dos coletivos em tempo real lançado pela Prefeitura, já teve mais de 10 mil downloads em 24 horas. Os serviços foram acompanhados pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).

Para baixar o aplicativo e acompanhar o trajeto do ônibus, o passageiro pode buscar Mobi Campos na Play Store. No entanto, o Mobi também foi formulado na versão site: mobi.ucam-campos.br.
No aplicativo você pode buscar pelo nome do seu bairro ou nome da linha. Nele, você consegue ver as ciclovias e ciclofaixas próximas de você e de seu destino.

Ao instalá-lo, você tem que permitir que o aplicativo acesse a sua localização e deverá habilitar o GPS, ou seja, ativar o método de localização. Feito isso, o aplicativo lhe mostrará onde você se encontra e te dará a opção de pesquisa.
No mapa do aplicativo, você verá onde se encontram os ônibus e clicando em cima deles, poderá ver qual a rota, placa e a empresa do mesmo. Observando onde está o transporte desejado e a hora da última atualização. Assim, poderá evitar horas de espera no ponto.

Pelo aplicativo, as seguintes opções estão disponíveis: horários, transporte público, ciclovias, etc. Ao clicar na opção transporte público, por exemplo, dependendo de onde estiver, os ônibus poderão aparecer amontoados, expandindo o mapa, o transporte desejado ficará visível e clicando em cima dele poderá verificar qual a sua rota com precisão.





O Mobi Campos, foi criado e idealizado pelos professores e alunos do curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas da Cândido Mendes, com a parceria da Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Aliando tecnologia à mobilidade urbana.



Supcom | Redação CMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!