Prefeitura inicia, em caráter emergencial, limpeza dos pilares da Ponte do Gote - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Prefeitura inicia, em caráter emergencial, limpeza dos pilares da Ponte do Gote

Os trabalhos devem ser concluídos em 15 dias. O material está sendo depositado nas margens, para desidratação, e, posteriormente, removido por caminhões para descarte em local apropriado
 Foto: Rodrigo Silveira
Em caráter emergencial, a Prefeitura de Campos deu início, nesta quarta-feira (22), à limpeza nos pilares da Ponte do Gote, sobre o Canal das Flechas, na Baixada Campista. O trabalho para retirada do grande volume de vegetação, que pressiona os pilares, vai evitar colapso na estrutura da ponte, além de permitir a continuidade no escoamento das produções agrícola, canavieira e ceramista, no acesso à RJ-196, que liga Campos a Quissamã, por Barra do Furado, além da pesca.

A limpeza é uma ação conjunta da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIMU), secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) e a superintendência de Limpeza Pública (Sulimp), com a autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Durante os trabalhos, uma escavadeira hidráulica (long reach) está realizando a retirada de toneladas da vegetação misturada a sedimentos acumulados, devido às chuvas dos últimos dias. A desobstrução garante que o fluxo da água da Lagoa Feia siga em direção ao mar.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, os trabalhos devem ser concluídos em 15 dias. O material está sendo depositado nas margens, para desidratação, e, posteriormente, removido por caminhões para descarte em local apropriado.

— Todo ano a limpeza vem sendo realizada naquela região. Com aumento do nível da Lagoa Feia, cria-se essa vegetação que dificulta a passagem da água e pode causar danos à estrutura da ponte. Essa vegetação atinge a uma profundidade de dois metros nas laterais e de cerca de três metros no meio do Canal — informou Edison Pessanha.

Para o pescador aposentado Neri Antônio Manhães, 72 anos, a limpeza favorece não só aos produtores rurais e pescadores, mas também a todos os moradores daquela região.

— Nós moradores necessitamos dessa água para o abastecimento da nossa região. Sem dúvida, se faz necessário a limpeza pontual, pois assim ajuda a todos nós, tanto nas fazendas que utilizam do plantio ou criação do gado, quanto os pescadores da Lagoa Feia — disse Neri. 
 Foto: Rodrigo Silveira



Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!