Codemca se reúne com artesãos de Farol de São Thomé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Codemca se reúne com artesãos de Farol de São Thomé

Demandas dos artesãos, como um espaço para divulgação de materiais produzidos, foram discutidas no encontro em Farol.
Foto: Renan Liu
O vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos dos Goytacazes (Codemca), Marcel Cardoso, se reuniu na tarde desta quinta-feira (25) com artesãos do Farol de São Thomé com o intuito de atender a demandas, como a solicitação da concessão de um espaço para exposição e vendas de peças produzidas através desse trabalho.

— O local vai ser definido, levando em consideração a função de seus equipamentos na praia e a estrutura necessária, para que os artesãos possam realizar exposição, cursos e reuniões. Nosso objetivo é fomentar essa atividade durante todo o ano e construir um ambiente em que o artesanato se torne ativo econômico do município, fortalecendo o turismo e gerando renda — pontuou Marcel. Outras demandas serão formalizadas através de relatório do grupo de artesão a ser encaminhado à Codemca, como definido neste encontro.

A implantação de um portal, com previsão para o segundo semestre, surge como parte desse incentivo. O site terá classificação por matéria prima, região e perfil de cada profissional. Desta forma, artesãos da cidade terão seus trabalhos exibidos e poderão comercializar esses produtos.  

A Codemca viabiliza ainda a parceria com instituições como a Rede Asta (atuante no desenvolvimento de artesãs em empreendedoras que transformam resíduos em presentes, acessórios e produtos de decoração), e tem marcada para essa sexta-feira (26) visita à Secretaria Estadual de Turismo, para discutir ações junto ao Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), conveniado à Prefeitura de Campos desde julho de 2018.

A artesã Márcia Côrtes, que desenvolve arte através de materiais recicláveis comenta o valor dessa parceria entre município e artesãos de Campos. 

— Esse apoio é fundamental para valorização do artesanato de Farol e região. Fazemos trabalhos, por exemplo, com materiais recolhidos na própria praia. E visamos oportunidade de mostrar esse trabalho aos visitantes da praia durante todo o ano. O artesanato, o turismo de Campos e o meio ambiente agradecem — finalizou.
Foto: Renan Liu



Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!