CCZ conscientiza moradores e turistas em Farol durante mutirão - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 29 de dezembro de 2018

CCZ conscientiza moradores e turistas em Farol durante mutirão

Foto: Jean Barreto
O Farol de São Thomé recebeu, nesta sexta-feira (28), mais um mutirão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e terá ações dos agentes de endemias em todos os finais de semana do verão.


As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti — transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya — assim como aos mosquitos que não transmitem doenças, acontecem periodicamente na praia campista, mas são intensificadas com a chegada dos veranistas.

O mutirão funciona como ação preventiva contra os mosquitos e também educativa junto à população. Os agentes aplicam larvicida, cobrem caixas d’água e recolhem tudo que pode se transformar em criadouros de mosquito, como pneus, latas e garrafas, que ficam ao ar livre.  A aposentada Neuza Maria Pessanha, de 67 anos, abriu o portão para os agentes de endemias e incentiva os vizinhos a fazer o mesmo. “Esse trabalho do CCZ é muito importante, mas é preciso que todos colaborem, mantendo seus quintais livres de possíveis focos”.

— Com a chegada dos veranistas, temos acesso mais fácil às moradias que ficam fechadas durante o resto do ano. Neste momento de grande movimentação, aproveitamos para conversar com os turistas, para que tenham os cuidados necessários enquanto veraneiam e também quando deixam a praia. O necessário é que os mosquitos não cheguem a nascer porque o carro fumacê, por exemplo, não pode ser utilizado de forma recorrente — explicou o subcoordenador do Programa municipal de controle da Dengue (PMCD), Sílvio Sidney.

Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!