Celular carregando pode causar choque elétrico? Veja como evitar acidentes - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 21 de julho de 2018

Celular carregando pode causar choque elétrico? Veja como evitar acidentes

Divulgação
Você provavelmente conhece uma pessoa que não consegue largar o celular um minuto, certo? Embora, seja muito importante para nossa comunicação, é essencial estar atento a alguns cuidados a respeito do aparelho.

A cada dia surgem diversas notícias de pessoas que foram mortas ou sofreram queimaduras devido a choques do celular enquanto estão carregando. Será que você pode estar correndo risco? Veja abaixo como choques causados por celular carregando acontecem.

Perigos do celular carregando
Segundo o engenheiro eletricista João Carlos Lopes Fernandes, doutor e professor de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), o risco de descargas elétricas enquanto o celular está carregando é raro. Isso acontece, geralmente, quando o carregador que está sendo usado não é original.

O ideal é usar carregadores e cabos originais do aparelho, já que as voltagens entre os modelos são diferentes. “Os carregadores originais, feitos para o aparelho, têm um controle e proteção maiores durante o carregamento”, explica o especialista. Os carregadores originais entendem quando a bateria está completa e suspendem o carregamento sozinhos.

Vale mencionar também que as descargas dadas pelo celular são menores do que outros aparelhos eletrônicos, pois o carregador é um objeto pequeno. Mesmo assim, usar o celular enquanto carrega é ruim para a bateria, porque sobrecarrega o objeto e reduz a vida útil do aparelho. Uma bateria envelhecida pode até liberar substâncias que aumentam os riscos de problemas durante o uso. “O ideal é carregar o celular desligado, assim se evita riscos”, aconselha o engenheiro.

Outro alerta importante é não atender o celular ou fazer alguma ligação enquanto ele carrega. A melhor maneira é retirá-lo do carregador antes de manuseá-lo. O celular que está carregando fica com a bateria ativa, por isso ele libera mais calor, podendo causar incêndios se estiver em ambientes abafados, como camas ou embaixo do travesseiro. Entretanto, isso é mais uma questão de troca de calor do que de eletricidade, como explica João Carlos.

O que acontece quando levamos um choque?
Na maioria das vezes, uma descarga elétrica pode acontecer quando está chovendo. Dessa forma, o recomendado é não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante uma tempestade.

De acordo com o Cardiologista Bruno Valdigem, especialista da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), quando levamos um choque, a energia elétrica entra pelo ponto de contato (tomada) e caminha por dentro do corpo até o local (pés) que toca o chão. O choque causado pelo celular carregando, apesar de não ser tão comum, quando acontece pode provocar lesões internas e ser fatal.

Segundo o Manual MSD, o choque elétrico pode causar queimaduras cutâneas, lesões a órgãos internos e outros tecidos brandos, arritmias cardíacas e parada respiratória. “No trajeto da energia (que vira calor por dentro) a intensidade da lesão depende da intensidade da corrente elétrica”, afirma Valdigem.

Primeiros socorros para choque elétrico
Saber como socorrer uma pessoa em caso de choque elétrico é de extrema importância. Dessa forma, você pode evitar consequências para a vítima como, por exemplo, uma parada cardíaca. Os primeiros socorros são:

Desligue a fonte de energia e não toque na vítima
Afaste a vítima da fonte elétrica com ajuda de objetos não condutores e secos, como o plástico, madeira e borracha
Chame uma ambulância através do 192.

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!