Páginas

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

domingo, 29 de julho de 2018

A 136 anos era inaugurado o farol do litoral campista

Foto: Jonas Castro
A data de inauguração, 29 de julho 1882, às 15:30 horas, foi escolhida especialmente para coincidir com o aniversário de 36 anos da Princesa Isabel. 

Foi ele, o "Gigante Vermelho", que observou o surgimento de uma comunidade ao seu redor, e que serve como ponto de referência para os navegantes.

A localidade se formou em torno do farol de São Thomé, instalado pela Marinha no local há cerca de 136 anos. O farol, que dá nome a localidade, é de origem francesa, funcionando no centro de um terreno em área militar.

Sua estrutura de 45 metros de altura em ferro fundido não leva solda e antigamente a iluminação era feita utilizando querosene como combustível. 

Sinalização

Quando passou a ser feita a sinalização com utilização da energia elétrica, seus reflexos atingiam Santo Amaro. A lanterna era cercada de vidraça de cristal e equipada com lente de cristal na espessura de 3 centímetros com lâmpada de 1000 watts e emitia 8 faixas de luz que giravam em forma de leque e alcançavam 25 milhas (mais ou menos 41 km).

Com sua inauguração foi possível ser feito o tráfego marítimo  com maior segurança.

No ano de 1967, houve um incêndio na lanterna, o farol foi então substituído por outro de categoria inferior e seu alcance ficou reduzido a 19 milhas (mais ou menos 31 km). Na época de sua inauguração, funcionava a querosene, atualmente funciona com energia comercial, mas possui 2 geradores e ainda funciona a querosene como originalmente, se preciso. Ele acende de acordo com horário do pôr do sol e faz a volta completa em 68 segundos.  

Sua importância cresceu com a intensificação do tráfego de embarcações de apoio as plataformas submarinas de petróleo na área do Cabo São Thomé.

Este famoso cabo, esquina onde todos os navios que se dirigem do norte ao Rio, Santos ou Buenos Aires passam, possui um longo banco de areia, chamado Banco de São Thomé, que se estende a umas 8 milhas da costa, e a linha de 20 metros de profundidade a umas 20 milhas. 

O terreno adquirido para receber o farol tinha a vantagem de permitir boa visibilidade para o mar e distar apenas 13km da localidade de Santo Amaro. Essa proximidade facilitaria as comunicações dos faroleiros com a capital.

Em 1881, iniciou-se a montagem de uma torre Mitchell, com 45 metros de altura, a primeira do gênero no Brasil. 


Foto: Orlando Braga
A data de sua inauguração, 29 de julho de 1882, foi especialmente escolhida para coincidir com os festejos do 36° aniversário da Princesa Isabel, que junto ao Conde D'Eu, seu marido, ficou hospedada no casarão da fazenda Boa Vista.



Faroleiro

Ludgero Rodrigues Arêas tornou-se um dos primeiros faroleiros de São Thomé, cargo que assumiu em 1899. O interesse pela profissão foi repassado a seus descendentes, ano após ano. O último faroleiro da família Arêas a trabalhar em Farol de São Thome recebeu o mesmo nome de seu avô, pioneiro na profissão. Assim, Ludgero Arêas Crespo, admitido em 1942 e aposentado em 1969, encerrou a presença de 70 anos dos Arêas naquele farol.

A Torre

Primeiro desse tipo no Brasil, o farol foi inaugurado em 29 de julho de 1882, atendendo à diversas solicitações que alertavam sobre os perigos de um grande banco de areia nas proximidades. Além dele, Salinópolis e Belmonte são os únicos desse tipo ainda em operação dos 18 que já tivemos.

Fabricada por Barbier e Fenéstre,  a torre de 45 metros e o aparelho ótico original de 1ª ordem tiveram a montagem iniciada pelo engenheiro inglês William Cunningham e terminada pelo mecânico francês Victor Alinquant. Foi projetado pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que idealizou a Torre Eiffel, em Paris. 

Na base do tubulão que abriga a escada de acesso ao topo, ficava a casa dos faroleiros, também em chapas de ferro.

A torre voltou á sua cor original, vermelha, depois de já ter sido pintada de roxo-terra e com listas brancas.

Saiba mais AQUI
Foto: Fabiana Henriques

2 comentários:

  1. Eu amo este lugar, the paradise is here !!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe dizer se eles ainda fazem visitas ao monumento do Farol? Fiquei interessada em conhecer, mas só achei notícias de visitas em 2015/16, nenhuma recente.

    ResponderExcluir

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

| Notícias |

| DESTAQUE |

Corpo de Bombeiros inicia Operação verão 2019 em todo estado do Rio

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro iniciou a Operação Verão 2019. De 1º de janeiro até 2 de dezembro de 2018, ...

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.