INEA abre inscrição para Programa Voluntário Ambiental - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 5 de março de 2018

INEA abre inscrição para Programa Voluntário Ambiental

Divulgação
Estão abertas 04 vagas de voluntariado para atuação no Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag) nas áreas de Projetos, Gestão de Mídias Sociais, Administração e Educação Ambiental.


As inscrições ficarão abertas de 05/03 a 16/03 e podem ser feitas presencialmente na sede do PELAG (Avenida Olavo Saldanha, n° 240 - em frente a Mansur - Orla da praia, Farol de São Thomé) ou pelo formulário online, que pode ser acessado AQUI.

Para se inscrever, o candidato deverá enviar a ficha de inscrição preenchida, além de cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de habilitação profissional (diploma, certificado etc.) e currículo.

O Edital pode ser solicitado no e-mail voluntariado.inea@gmail.com ou pelo telefone (21) 2334-5373.

O Programa Voluntário Ambiental tem como objetivo aproximar os cidadãos das práticas sustentáveis na gestão do meio ambiente, promovendo a sensibilização e o aprendizado sobre questões ambientais e o intercâmbio de experiências com os profissionais da área.


“A intenção é que todos ganhem com este processo: A unidade de conservação, por contar com o apoio de mais cidadãos na proteção de sua biodiversidade; os voluntários, por somarem experiência e terem a oportunidade de colaborar com um trabalho prazeroso, relevante e útil; e a sociedade, que poderá desfrutar de áreas mais bem conservadas, com trilhas bem manejadas e com melhor recepção aos visitantes”, explicou a coordenadora do Programa Voluntário Ambiental, Geisy Leopoldo. 

A lista dos aprovados está prevista para ser divulgada no final de março.

Pelag

O Parque Estadual da Lagoa do Açu, que completará 6 anos no dia 20 de março, possui uma área total aproximada de 8.251,45 hectares, indo do Farol de São Thomé até a Barra do Açu, mais do que o dobro do Parque Nacional da Tijuca, no Rio. 

Localizado nos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra o Parque Estadual da Lagoa do Açu abriga um enorme banhado, o Banhado da Boa Vista e uma lagoa, importantes áreas de restinga e uma extensa faixa de praia, local de desova de tartarugas marinhas. 

A região ainda é local de pouso e nidificação de aves migratórias e abriga uma grande variedade de espécies ameaçadas de extinção. Além do Ouriço-cacheiro e do Tamanduá-mirim, o parque abriga também o Cachorro-do-mato, entre outros mamíferos, além de mais de 150 espécies de aves já registradas e fotografadas pelos guardas do parque.

A pesca dentro dos limites do Parque Estadual da Lagoa do Açu, só é permitido mediante apresentação da carteirinha de pesca emitida pelo PELAG, que tem sua sede situada na orla do Farol, no stand de Meio Ambiente - próximo ao Náutico.

Inea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!