Fiéis já se preparam para a tradicional festa de Santo Amaro - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Fiéis já se preparam para a tradicional festa de Santo Amaro

(Foto: Divulgação - JTV)
Campistas já estão na expectativa para a comemoração do dia de Santo Amaro, no dia 15 de janeiro. A programação inicia com o novenário, no sábado (06). No dia seguinte (07), acontecerá a tradicional cavalgada da fé a partir das 9h na localidade de Mussurepe com destino a praça do distrito.

Segundo os organizadores da festa, o público esperado deve superar 100 mil fieis. O artesão e fiel Fábio Pereira, já esta preparando as lembranças com materiais reciclados para os devotos do Padroeiro da Baixada Campista.

“Nunca fiz curso, aprendi sozinho vendo outros artesãos preparando peças e resolvi testar. Desde então, comecei a fazer as primeiras peças. Hoje meu material é totalmente reciclado. Tabuas de caixas de frutas eu transformo em tábuas desenhadas, pedaços de bambu gigante viram cinzeiros, e tudo possui a marca de nosso padroeiro, devoção que tenho desde criança”, disse o artesão.

Este ano a cavalhada homenageará Maria da Conceição Ramos que por cinco décadas foi responsável pela confecção das roupas e adereços usados na apresentação. Aos 90 anos de idade, Maria exibe orgulhosamente seus inúmeros troféus guardados em sua residência e conta um pouco de sua história iniciada ao chegar ao distrito ainda jovem. Nascida na cidade de Quissamã por décadas foi a responsável pela confecção das roupas e adereços da cavalhada apresentada no dia 15 de janeiro.

“Um dia fui chamada para preparar a capa de sela, para o capitão Manoel Gonçalves. Não sabia como fazer, mas aceitei. Preparamos os moldes em jornal e depois já no tecido. Desde essa data assumi a preparação de tudo, e finalmente comecei a preparar as roupas e fiquei por mais de 50 anos. Era uma alegria e a cada ano conhecia mais amigos. Muitos começaram a correr a cavalhada ainda criança, e hoje já casados, mas foi um tempo muito bom na minha vida”, contou Conceição.

A Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Campos dará todo apoio logístico durante toda a programação religiosa da festa.

Programação oficial

De 06 a 14/1 – 19h – Missas Novenário

Dia 07/1 – Tradicional cavalgada da Fé. Saída às 09h de Mussurepe

Dia 14/1 – 21h  – Levantamento do mastro

Dia 15/01 – Dia de Santo Amaro. 05h – Alvorada

03h, 05h, 07h, 09h, 11h, 13h e 17 h – Missas

18h 30 – Procissão

21h – Show


JTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!