Páginas

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

PELAG e Projeto Tamar acompanham desovas de tartaruga na Praia do Farol

Fotos: Anna Jiulia Goulart
A equipe de guarda-parques do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag) e o projeto Tamar promoveram o 1º Monitoramento Noturno Educacional, voltado para surfistas que moram no entorno do parque e frequentam a Praia do Farol, no município de Campos.


O objetivo foi sensibilizá-los sobre a importância da preservação desses seres ameaçados e alertá-los sobre como proceder ao ver uma tartaruga na praia.  

A atividade contou com a participação de cinco atletas locais que acompanharam a desova das tartarugas na Praia do Farol de São Thomé, em área abrangida pelo parque. Eles acompanharam durante toda a noite este espetáculo da natureza: tartarugas saíram do mar para cavar ninhos na areia onde depositaram seus ovos. Foram, ao todo, 14 desovas entre a noite de segunda-feira (4/12) e madrugada de terça. 

Mesmo diante da chuva não desanimaram. "Tivemos o privilégio de acompanhar uma postura de uma Cabeçuda com mais de um metro de comprimento e um metro de largura e, quando menos esperávamos, subiu outra tartaruga ao lado de onde estávamos", conta o gestor do Pelag, Heron Costa. 

O monitoramento das tartarugas marinhas da espécie cabeçuda (Caretta caretta) que procuram a Praia do Farol para desovas é feito pelo Projeto Tamar que conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Na Bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro, o Projeto Tamar monitora aproximadamente 105 km de praias, abrangendo os municípios de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. São regiões procuradas pelas cinco espécies de tartarugas marinhas que buscam alimentação e, reprodução, no caso da tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). O período reprodutivo das tartarugas marinhas acontece entre os meses de setembro e março, quando as fêmeas procuram as praias do litoral norte fluminense para desovar. 
Fotos: Anna Jiulia Goulart

Intranet Inea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

| Notícias |

| DESTAQUE |

Projeto Botinho acontece em 27 praias do RJ neste verão

Foto: Divulgação Crianças de 7 a 17 anos podem se inscrever para participar de atividades na praia e receber orientações sobre condiçõ...

| Leia Também |

Você Conhece o Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.