Farol: quase 500 Kg de camarão e peixe apreendidos e frigorífico autuado - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Farol: quase 500 Kg de camarão e peixe apreendidos e frigorífico autuado

Divulgação
Fiscais da Defesa Agropecuária Estadual e da Vigilância Sanitária Municipal deflagraram na manhã desta quinta-feira (28) a terceira fase da Operação Pharos no município de Campos.

O objetivo da operação foi fiscalizar o processamento e comércio de pescado clandestino  no Farol de São Thomé, litoral campista. Nesta época de final de ano, em função principalmente das férias escolares e recessos, ocorre aumento considerável do número de pessoas que frequentam o litoral, sendo imprescindível a intensificação da fiscalização higiênico-sanitária dos alimentos comercializados neste local haja vista o risco iminente à saúde do consumidor.

Durante a operação, um frigorífico foi autuado em razão de processar peixe e camarão sem registro no Serviço Oficial de Inspeção Sanitária. Ao todo, foram apreendidos 258,5 Kg de camarão e 206,5 Kg de peixe. Segundo a Vigilância Sanitária Estadual, todos já processados ilegalmente e prontos para ser comercializados. O material, ante o risco iminente ao consumo humano, foi destruído no aterro sanitário.

"Pescado clandestino é todo aquele proveniente de processamento clandestino, isto é, a manipulação e o beneficiamento realizados sem autorização, sem fiscalização, em locais inadequados e sem nenhuma higiene. Somente é permitido o comércio de pescado proveniente de estabelecimentos legalizados e registrados no Serviço Oficial de Inspeção Sanitária (SIM, SIE ou SIF), garantindo que o alimento tenha passado por inspeção sanitária e não represente risco de transmissão de doenças aos consumidores. A comprovação de origem de todo pescado comercializado deve ser atestada mediante rotulagem explícita na embalagem, que deve conter todos os dados da empresa assim como tabela nutricional, temperatura de armazenagem, prazo de validade e número de registro no serviço oficial de inspeção sanitária.

Na semana retrasada (1°fase), 12/12/2017, dois açougues localizados no Farol de São Thomé foram fiscalizados, tendo sido encontrado na oportunidade 700kg de carne bovina clandestina que foram apreendidas e inutilizadas, na semana seguinte  (2° fase), 21/12/2017, um abatedouro clandestino de frangos localizado na área central de Campos teve apreensão de alimentos impróprios ao consumo e sacrifico de aves sem origem sanitária.

C24H

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!