Queda de temperatura e chuva forte na previsão do INMET até esta segunda-feira - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 5 de novembro de 2017

Queda de temperatura e chuva forte na previsão do INMET até esta segunda-feira

Divulgação
 Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), publicou um aviso na tarde desse domingo dando o alerta para Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 Km/h). O alerta diz ainda, que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, a pessoa não deve se abrigar debaixo de árvores, pelo leve risco de queda e descargas elétricas e ainda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O alerta de chuva emitido vai até às 23h59m desse domingo, 05, e vale para as regiões de Costa Verde, Noroeste Fluminense, Baixadas Litorâneas, Metropolitana Do Rio De Janeiro, Norte Fluminense, Médio Paraíba, Centrossul Fluminense e Serrana Fluminense.

A queda de temperatura que chegou já no início desse domingo, entre 3ºC e 5ºC, vai até ás 09:00hs dessa segunda-feira 06.

Previsão de chuva forte para o RJ, ES e MG

Grandes áreas de instabilidades associadas ao padrão de circulação de ventos na atmosfera e ao fluxo de umidade vindo da Amazônia já se espalharam pelo Sudeste durante o fim de semana. 

Estas instabilidades serão reforçadas pelo lento deslocamento de uma frente fria e pela intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa da Região. As nuvens mais carregadas destes sistemas devem se concentrar entre o RJ, o ES e o centro-leste e o norte do MG nestes próximos dias. 

As condições meteorológicas passam a ser favoráveis à ocorrência de chuva forte e volumosa, acompanhada de raios, ventania e até queda de granizo em pequenas áreas. Há risco de temporais também nas capitais. Como a chuva deve ser mais persistente, o risco para a formação de alagamentos pontuais e até deslizamento de terra em áreas de encostas aumenta entre a segunda e a terça-feira (06 e 07/11), sobretudo em áreas de encosta e trechos das serras mineiras, fluminenses e capixabas. 

O mapa em destaque mostra o volume de chuva esperado para estes próximos dias nos três estados.

Inmet / Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!