Detran emitirá carteira de identidade social para público LGBT - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 25 de novembro de 2017

Detran emitirá carteira de identidade social para público LGBT

Divulgação
Foi criada nesta quinta-feira (23/11), a nova Carteira de Identidade Social, para travestis e transexuais; O decreto que institui o documento será regulamentado pelo Detran, que terá 120 dias para iniciar a sua emissão.


A medida já vinha sendo discutida entre o departamento e a Secretaria de Direitos Humanos.

“ A emissão da identidade social é uma conquista histórica e o Detran se preparou para estar pronto para oferecer um atendimento com respeito, qualidade, eficiência, dignidade e carinho. Por isso, treinamos cerca de 200 funcionários no mês passado para aguçar a nossa sensibilidade com este público e entender as suas necessidades, iniciando uma grande campanha interna do Detran que vai ao encontro dessas pessoas, que merecem toda a nossa deferência porque somos uma casa aberta para que o cidadão se sinta acolhido aqui ” explica o presidente do Detran, Vinicius Farah.

"A Carteira de Identidade Social é uma grande vitória para o movimento LGBT do Rio de Janeiro. O documento, além de reconhecer a identidade social de travestis e transexuais, evitará diversos constrangimentos aos quais elas estão submetidas diariamente ao serem chamadas por nomes de um gênero ao qual elas não se identificam.", diz o secretário de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes.

Para que a Carteira de Identidade Social seja um reflexo fiel da personalidade de seus donos, o documento trará os seus nomes de batismo e aquele que desejam usar, pelos quais são conhecidos socialmente. O nome social, no entanto, não poderá ser alterado.

Assessoria Detran / Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!