Observação de aves no Pelag mostra as belezas do Parque e registra 87 espécies na praia do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Observação de aves no Pelag mostra as belezas do Parque e registra 87 espécies na praia do Farol

Foto: Felipe Queiroz
O passarinhar 2017, que aconteceu no Parque Estadual da Lagoa do Açu - Pelag, neste sábado e domingo, 15 e 16, na praia do Farol de São Thomé, revelou 87 espécies de aves, além das belezas naturais do local. 

Passarinheiros vindos de Cabo Frio, Porciúncula, Niterói, Rio de Janeiro, Valença, São Francisco e Campos, realizaram vários flagrantes que puderam ser registrados em belíssimas fotos no Parque. 

Entre as espécies registradas estavam: o tricolino, bate-bico, socoí amarelo, canário do campo, anu coroca, biguá, colhereiros, entre outros que promoveram um verdadeiro espetáculo na natureza.

Ao todo, 25 observadores, além da equipe do Parque, Heron Zanellato, Samir Mansur e Pedro Caetano, participaram da programação organizada pelo Pelag, no sábado e domingo. 

"O nosso objetivo maior é conhecer nossa biodiversidade, apoiar nossas UCs estaduais através da preservação de nossa fauna e despertar o sentimento de pertencimento das áreas protegidas através do uso público" - disse Heron Zanellato.

O "Vem passarinhar" acontece todos os anos nos Parques Estaduais do Brasil, sendo o calendário divulgado no início do ano.
Fotos: Felipe Queiroz
Pelag

O Parque Estadual da Lagoa do Açu, que completou 5 anos no dia 20 de março de 2017, possui uma área total aproximada de 8.251,45 hectares, indo do Farol de São Thomé até a Barra do Açu, mais do que o dobro do Parque Nacional da Tijuca, no Rio. 

Localizado nos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra o Parque Estadual da Lagoa do Açu abriga um enorme banhado, o Banhado da Boa Vista, e uma lagoa, importantes áreas de restinga e uma extensa faixa de praia, local de desova de tartarugas marinhas. 

A região ainda é local de pouso e nidificação de aves migratórias e abriga uma grande variedade de espécies ameaçadas de extinção. Além do Ouriço-cacheiro e do Tamanduá-mirim, o parque abriga também o Cachorro-do-mato, entre outros mamíferos, além de mais de 150 espécies de aves já registradas e fotografadas pelos guardas do parque.

A pesca dentro dos limites do Parque Estadual da Lagoa do Açu, só é permitido mediante apresentação da carteirinha de pesca emitida pelo PELAG, que tem sua sede situada na orla do Farol, no stand de Meio Ambiente - próximo ao Náutico.

Eco Turismo

Em fevereiro, os pescadores da localidade de Quixaba, em SJB, receberam um presente do Parque. Os chamados amigos do Pelag participaram de uma iniciativa e pintaram as canoas dos pescadores, para que os mesmos pudessem promover passeios ecológicos pelo Parque, e com isso, trazer uma renda extra, principalmente na época do defeso.

Esse projeto foi elaborado para incentivar o eco turismo e fez sucesso no Passarinhar desse ano.
Foto: Samir Mansur
A observação de aves e o eco turismo são abertos e incentivados em todos os parques do Estado, inclusive no Parque Estadual da Lagoa do Açu em qualquer dia do ano. 

De acordo com Leonardo Mader Pellegrino, coordenador do Pelag, a observação pode ser feita em qualquer dia e horário. "A unidade é aberta ao público, não sendo necessário pedir autorização para fins de observação. Porém, seria legal apenas informar aos guarda-parques sobre a ida a determinada área da Unidade, para podermos dar qualquer tipo de apoio caso aconteça algo" - disse o coordenador.

Para atividades relacionadas ao eco turismo, os amantes da natureza podem entrar em contato pelo telefone (22) 2747-5316 ou pelo e-mail pelag.inea@gmail.com, para maiores informações.
Sabiá da Praia
Saracura do Banhado
Colhereiros
Sanã Parda
Nuvem de Marreca Toicinho
Bate Bico
Tricolino
Anu Coroca
Tricolino
Pernilongo de Costas Brancas
Canário do Campo
Biguá
Por Fabiana Henriques

Fotos: Caio Caetano / Thiago Lyra / Samir Mansur / Elindomar Almeida
            Felipe Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!