Acordo internacional para atrair negócios ao Porto do Açu - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 25 de julho de 2017

Acordo internacional para atrair negócios ao Porto do Açu


Divulgação
Um acordo de parceria operacional entre o Porto do Açu e o Porto de Antuérpia Internacional (PAI), da Bélgica, foi assinado nesta terça-feira (25/07) no Centro de Visitantes do Porto do Açu, em São João da Barra. Considerado o segundo maior porto da Europa e o 11º do mundo, o Porto de Antuérpia confirma um forte compromisso de longo prazo em relação ao mercado brasileiro.

A ideia é mostrar o Porto do Açu para o mundo e atrair negócios para ocupação do ciclo industrial, com possibilidades de rota comercial. A parceria visa investimento no Porto do Açu na ordem de US$ 10 milhões. Pelo investimento, a PAI irá deter 1,76% do capital social do Porto do Açu, além de contar com 1 assento no conselho de administração da subsidiária.

Assinaram o acordo o diretor geral do Porto de Antuérpia, Kristof Waterchoot, o presidente da Prumo Logística, José Magela. Antes, ambos, acompanhados do embaixador da Bélgica no Brasil, Dirk Loncke, o cônsul geral da Bélgica no Brasil, Christian Bula, e a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, visitaram o Terminal de Multicargas (T-MULT). Participaram, ainda, da visita guiada representantes dos Governos Federal, Estadual e da Marinha do Brasil.

“Essa parceria para nós é muito importante porque estivemos há muito, lá no Porto de Antuérpia Internacional buscando um parceiro confiável no Brasil. Tenho certeza que nos próximos anos vai haver um grande desenvolvimento no Porto do Açu em termo de atividades portuárias e industriais, assim como houve no PAI”, disse Kristof.

Dirk Loncke lembrou que primeiro tratado entre Brasil e Bélgica foi assinado em 1834. “Certamente, esta oportunidade que reúne transporte e logística, e tantos outros benefícios, é de extrema importância e espero que abra caminhos para outros acordos entre os dois países”, destacou.

“A vinda do Porto de Antuérpia para serem nossos parceiros é uma visão a visão de sustentabilidade se acelera muito, pois toda experiência que eles têm, com mais de 200 anos de desenvolvimento, trazem para nós, pois somos um porto que estamos engatinhando, e queremos correr agora. Por isso surge essa parceria, para que eles possam nos ensinar a correr”, finalizou José Magela.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!