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quinta-feira, 1 de junho de 2017

Projeto oferece aulas práticas de geografia a alunos de escola do Farol

Foto: Marcos Goncalves
Com palestras e oficinas pedagógicas iniciou nesta quarta-feira (31) o projeto Pedon: Solos, Geografia e Ensino, na Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, no Farol.

O Pedon tem o objetivo de dar uma dimensão prática aos estudos da geografia, com enfoque no solo, através de trabalhos de campo, em laboratório e oficinas. O projeto é uma parceria entre a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da escola, com a Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (Neru) e o Programa Educação Tutorial (PET) Ciranda Rural.

O evento de abertura contou com palestras da professora Érika Vanessa Santos, coordenadora do Pet Ciranda Rural da UFF, do agrônomo Fabiano Jorge Lisboa e uma homenagem ao Dia do Geógrafo, comemorado no último dia 29, com uma apresentação sobre a profissão e a área de atuação com o professor Wellington Cypriano.

— A intenção do PET é aproximar a universidade da educação básica e não há oportunidade melhor do que esta. Tendo ferramentas, mas principalmente, força de vontade é possível criar projetos que desenvolvam saberes e valorizem os alunos. É o que faremos — frisa Érika Santos.

Vitória Araújo, diretora da escola, acredita que o Pedon ajudará os estudantes a construir espírito de equipe e mais interesse pelo aprendizado da geografia.

Segundo o professor e organizador do projeto Pedon, Jhones Lima, os alunos farão visitas a assentamentos de reforma agrária. No local, eles realizarão análise do solo, aprenderão sobre plantio e agricultura familiar. A princípio foi formado um grupo de interesse composto por 35 alunos, mas a intenção é ampliar o projeto.

Os estudantes Luckelly Monteiro, Bianka Alvarenga e Rodrigo Miranda fazem parte deste grupo e estão empolgados. “Quero aprender sobre solos da região, fazer experimentos e conhecer mais”, enumera Bianka.

O evento também contou com a presença de representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da coordenadora de Ciências da Smece, Carla Sales, e do secretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto. “Este projeto é uma maneira de formar cidadãos. A criança que conhece a terra tem uma ligação maior com o meio ambiente. Instruindo e educando os jovens temos possibilidades de resultados muito mais eficazes na sociedade”, frisou Barreto, adiantando que pretende realizar parcerias com a Smece que visam desenvolver consciência ambiental nos alunos.

Horta Orgânica — Na E.M.Cláudia Almeida já está em execução o projeto Horta Orgânica. Nele, os estudantes realizam compostagem com cascas de legumes e frutas da merenda escolar. O composto serve de adubo para as sementes, plantadas pelos próprios alunos, e o que é colhido é usado na merenda e doado para os estudantes.

Outros projetos — Uma série de outros projetos serão iniciados na escola nas próximas semanas. São iniciativas como o Pré-IFF; o “Buscando Saber”, em parceria com a Fundação de Infância e Juventude; e o “Mãos que Encantam”, uma parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), que realizará oficinas de artesanato com pessoas da comunidade.



Secom

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