• Notícias

    Defeso do camarão termina nesta quarta-feira

    Foto Silvana Rust

    O período de defeso do camarão no mar da Região dos Lagos e no Norte Fluminense, que começou no dia 1º de março, termina nesta quarta-feira (31).


    A partir de 1º de junho volta a ser permitida a pesca do camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri), camarão-rosa (Farfantepenaeus paulensis, F. brasiliensis e F. subtilis), santana ou vermelho (Pleoticus muelleri), camarão-branco (Litopenaeus schmitti), e barba-ruça (Artemesia longinaris).

    De acordo com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), o pico do período de reprodução do camarão varia de um ano para outro, segundo as variações climáticas, de correntes e ventos.  Neste período de impedimento da captura de arrasto motorizado do camarão, pescadores receberam o seguro ­defeso.

    O objetivo da interrupção temporária de pesca foi promover a recuperação do estoque pesqueiro e evitar a extinção da espécie.

    Nestes últimos três meses também ficaram proibidos o transporte interestadual, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer volume de camarão dessas cinco espécies, sem a comprovação de origem do produto, conforme formulário de guia de origem emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).



    JTV

    Nenhum comentário

    Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!