A pesca com pipa no Farol de São Thomé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 20 de maio de 2017

A pesca com pipa no Farol de São Thomé

Foto: Supcom - Divulgação

Para o sucesso da pescaria é necessário que o vento sopre em direção nordeste, pois, devido à posição do Cabo de São Thomé, outras direções impossibilitariam a sua prática.


A pesca artesanal do município de Campos dos Goytacazes/RJ é uma atividade tradicional que gera trabalho e renda para cerca de 750 pescadores cadastrados na colônia Z-19. 

A atividade é considerada ancestral, pois já era praticada pelos ameríndios goytacá antes da chegada de seus colonizadores. Desta forma, ela tem uma importância histórica e cultural, estando presente na paisagem dos diversos ambientes do município, dentre os quais a lagoa Feia, o rio Paraíba do Sul e a praticada no litoral onde se destaca a pesca do camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri). 

O Farol de São Thomé, recebe no período das férias de verão turistas de toda a região Norte Fluminense, mas, especialmente, veranistas que têm sua segunda residência na praia para desfrutar nos períodos de férias escolares e das atrações promovidas pela Prefeitura Municipal. É muito comum observar-se brincadeiras com pipas, praticada principalmente por jovens, no litoral brasileiro, aproveitando os ventos locais que sopram nas praias. No Farol de São Thomé ela também se destaca como técnica e petrecho utilizados por pescadores a beira mar. 
Foto: Divulgação
A praia do Farol localizada próximo ao sistema estuarino do rio Paraíba do Sul, têm águas ricas em nutrientes trazidos ao longo do seu trajeto, por isso, o litoral da região Norte Fluminense se configura pela riqueza de recursos pesqueiros. 

Há uma correlação positiva entre a ecofisiologia da pescadinha (Cynoscion sp.) e a chegada dos veranistas na praia do Farol de São Thomé. Desta forma, os primeiros relatos demonstram que a técnica da pescaria com pipas encontrada na praia é bastante eficiente para a sua captura. Esta técnica é favorecida por condições geoambientais específicas da área, que se caracteriza por praias dissipativas e um elevado gradiente topográfico na zona de surfe. Sendo assim, os pescadores utilizam pipas para posicionar redes transversalmente a linha da praia e contam com a Corrente de Deriva para arrastá-la pela costa. Observa-se, também, que para o sucesso da pescaria é necessário que o vento sopre em direção nordeste, pois, devido à posição do Cabo de São Thomé, outras direções impossibilitariam a sua prática.

Ventos 

As altas pressões subtropical e polar advindas do anticiclone polar e semi-fixo do Atlântico Sul são responsáveis pelo processo de formação dos ventos. Durante todo ano, a alternância desses dois anticiclones faz com que ocorram ventos do quadrante Nordeste (NE) com maior freqüência nos meses de setembro a fevereiro. E ventos provenientes do sudoeste (SW) de abril a agosto (GODOLPHIM, 1976). Durante o verão na praia do Farol ocorre frequentemente os ventos do quadrante nordeste. Esse tipo de vento é utilizado para a pesca local. O mesmo é responsável pela técnica da pesca com pipa no Farol.

Origem

A origem da pesca com pipa na praia do Farol não é conhecida, embora a sua descrição seja bem definida pelos pescadores locais. Em relação à sua prática, seu uso se restringe a turistas que passam as férias de verão na localidade, podendo ser classificada como pesca esportiva ou de lazer. Vale ressaltar que durante a pesca com pipa o único representante da ictiofauna capturado é a pescadinha, devido ao fato de coincidir o tempo de veraneio com o período que a espécie está mais próxima da costa.
A pesca esportiva, modalidade do turismo em pesca, está representada na região pela técnica da pesca com pipa. A imagem das respectivas fotos mostra os tipos de materiais utilizados na confecção da pipa. Observa-se que o material de forro é o mesmo utilizado na confecção do guarda-chuva e da sombrinha, o nylon de polipropileno. A arqueação é feita com vara de bambu em formato de estrela, apresentando, assim, como a pipa tradicional, todos os adereços presentes como rabiola, cabresto e linha. O empinamento de pipa no ar também segue as mesmas técnicas usadas para as pipas tradicionais.




___________________________
IFF - Instituto Federal Fluminense
Bruno Silva Hentzy 
Leidiana Alonso Alves
Raquel da Silva Paes 
José Maria Ribeiro Miro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!