DEFESO: Marisqueiras protestam contra atraso e prefeitura emite nota - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 19 de abril de 2017

DEFESO: Marisqueiras protestam contra atraso e prefeitura emite nota

Foto: Seguidor Facebook

Um grupo de marisqueiras interditou a RJ-216, por cerca de 3 horas e meia, na entrada do Farol de São Thomé, na manhã desta quarta-feira (19). Elas bloquearam a pista com pneus e atearam fogo, impedindo a passagem de veículos.


O protesto teve início às 10h30 quando a rodovia foi bloqueada com pneus em chama. O ato, que foi monitorado por policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), se estendeu até às 13h30.

Muitos trabalhadores que atuam no heliporto São Thomé, tiveram dificuldade para conseguir almoçar, tendo em vista que a passagem para a praia do Farol até os restaurantes ou residência de alguns funcionários foi impedida.
O ato das marisqueiras teve o objetivo de reivindicar o pagamento do seguro defeso, que segundo as manifestantes, está em atraso.

O defeso corresponde ao pagamento de um salário mínimo por mês a famílias de pescadores e trabalhadores da pesca, durante o período em que é proibida a pesca, quer seja do camarão, que ocorre entre 01 de março a 31 de maio, ou piracema que ocorre entre 01 de novembro a 28 de fevereiro.

Nota da Prefeitura 

Segundo a secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, o pagamento da primeira das três parcelas do seguro defeso de água salgada as marisqueiras estava programado para ser efetuado no último dia 13, quando surgiram denúncias de fraudes de que algumas pessoas vinham recebendo de forma irregular. As denúncias foram feitas à secretaria pelos próprios beneficiários.

Diante das denúncias, foi realizado um recadastramento, que identificou que das 800 pessoas cadastradas 438 comprovaram ter direito ao benefício. E destes 438, 388 são marisqueiras. No recadastramento, foi verificado ainda que alguns beneficiários possuíam dois cadastros, recebendo duas vezes o benefício e alguns tinham outros vínculos empregatícios, inclusive com registro junto ao INSS. A secretaria informa ainda que alguns inscritos não compareceram ao recadastramento.

O pagamento vai começar inicialmente na próxima terça-feira (25), para quem estiver Regular.


C24H / Ururau / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!