BOMBEIROS - 299 vítimas de afogamento sem gravidade são resgatadas na praia do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

BOMBEIROS - 299 vítimas de afogamento sem gravidade são resgatadas na praia do Farol

Foto: 5º GBM
O Corpo de Bombeiros divulgou na manhã de sábado (04) um balanço dos 30 dias do ano de atuação dos guarda vidas na praia do Farol de São Thomé.

De acordo com a corporação, até o momento, não foi registrado nenhum caso de óbito nas praias onde os Guarda Vidas do Corpo de Bombeiros estão atuando. Foram atendidas cerca de 299 vítimas de afogamento sem gravidade na praia de Farol de São Thomé. Além desse número, entre alertas e orientações aos banhistas, foram realizadas 539 ações desse tipo na praia campista.

Com um efetivo de 50 Guarda Vidas, divididos na praia do Farol, Grussaí e Atafona, já foram realizados mais de 1,7 mil ações nas areais em 40 dias, desde o final de dezembro, no período de festas até o final do mês de janeiro.

As ações realizadas pelos Guarda Vidas com a população envolve tanto resgate de afogados quanto prevenções com orientações, alertas de área de risco, sinalização e atendimento a situações de crianças que se perdem dos pais enquanto se banham no mar. De acordo com o comandante 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5ºGBM-Campos), Coronel Kleber Fernandes, responsável pelo efetivo empregado nessa operação, a quantidade de ações pode parecer elevada, quando na verdade demonstra a atuação dos Guarda Vidas nas areias.

“As ações dos Guarda Vidas são de orientar os banhistas quanto aos melhores locais para banho nas praias onde atuam. Quando o banhista não respeita a orientação e acaba se colocando em uma situação de perigo, os militares tem que agir para efetuarem o resgate dessa vítima”, relatou o comandante.

O coordenador da Operação Verão capitão Thomas Dutra, alerta para que os banhistas procurem os postos dos Guarda Vidas e busquem informações antes de entrarem no mar, principalmente aqueles que estão com crianças pequenas ou com pessoas que não sabem nadar. “A prevenção ao acidente é a principal ação que a população deve tomar ao chegar na praia. Os Guarda Vidas estão na areia e são profissionais capacitados a informar sobre todas as condições do mar para que se tenha uma banho seguro”, enfatizou o coordenador.     
As solicitações de socorro estão sendo atendidas com um tempo de resposta diminuído devido a instalação de postos estrategicamente instalados, visando atender os locais de maior frequência de banhistas. Os militares ainda contam com o apoio de dois veículos 4×4 para ações rápidas nas praias dos dois municípios, um quadriciclo e uma pick-up, e ainda uma moto-aquática (jetsky) de resgate para situações mais extremas.



Fonte: Ascom / Fique Conectado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!