Distribuição de preservativos no Farol. Prevenir é melhor que remediar! - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Distribuição de preservativos no Farol. Prevenir é melhor que remediar!

Divulgação

Segundo a Prefeitura de Campos, durante o verão, serão distribuídos mais de 500 mil preservativos, que podem ser encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.


O verão é, sem dúvidas, a estação mais sensual do ano. As músicas são mais envolventes e os corpos, quase despidos, nas praias ou nas ruas, pelo calor, despertam a libido exigindo muita consciência e responsabilidade de todos, consigo mesmo e com o próximo.


Em Campos, através do Programa Municipal DST/Aids, é possível adquirir preservativos. Na praia campista do Farol de São Thomé, a presidente da Associação Irmãos da Solidariedade, Fátima Castro, continua a fazer a distribuição voluntária.

Fátima lembra que é no período do verão que as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) se proliferam “porque as pessoas estão mais vulneráveis e mais relaxadas” e, segundo ela, “não acreditam que pode acontecer com elas”.

— É importante sempre usar o preservativo, porque, quem contrai o HIV, não sabe. O vírus só se manifesta anos depois, quando a pessoa contrai uma doença por causa da baixa no sistema imunológico, por causa do vírus da Aids — lembrou Fátima que há 30 anos deu início aos trabalhos da Casa Irmãos da Solidariedade e hoje atende a 42 pessoas que moram no espaço.

No ano passado, a descentralização dos testes para DSTs, tornou o diagnóstico mais rápido. Segundo informação divulgada no site da prefeitura, 30 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) estariam capacitadas para o teste rápido, com resultado em 25 minutos.

Os testes são para HIV, sífilis, hepatite e hepatite B, além da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), uma medida que previne a infecção pelo HIV, com medicamento antirretrovirais, para casos de contato recente com o vírus por acidente de trabalhos, rompimento ou não uso de preservativo durante relação sexual, além de casos de violência sexual.

Segundo a Prefeitura de Campos, durante o verão, serão distribuídos mais de 500 mil preservativos, que podem ser encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A coordenadoria do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, que funciona no Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (CDIP), informa que, neste período, também, aumenta a quantidade de preservativos disponibilizados em unidades de saúde do Farol de São Thomé e Lagoa de Cima, que recebem muitos visitantes nesta temporada. Além disso, em 50 UBSs, são feitos testes rápidos.

A coordenadoria informa ainda que a campanha “Fique Sabendo”, lançada em dezembro, quando se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids, continua voltada para a população jovem, devido ao crescimento de casos em todo o Brasil em pessoas entre 16 e 26 anos. De 2015 para 2016, houve um aumento de 37% do número de casos nesta faixa etária.

Mais de 12 mil casos novos de Aids no Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano passado, 12.682 novos casos de Aids foram notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificações (Sinan), destes, 700 foram somente do Estado do Rio de Janeiro. Em Campos, segundo matéria divulgada no site da Prefeitura no final do ano passado foram feitos 1.500 testes, somente no ano passado, estes, revelaram 102 novos casos de Aids no município, sendo 68 homens e 34 mulheres.

O HIV está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, quando ocorre a chamada transmissão vertical do vírus. Isso amplia as formas de contágio. Nas relações sexuais, a melhor forma de prevenção, não somente para a Aids, mas para todas as DSTs continua sendo a camisinha.

Segundo o Ministério da Saúde, o preservativo não deve ser opção de prevenção somente para quem não está infectado pelo vírus, já que ela evita a transmissão de outras doenças e previne a reinfecção pelo HIV, que pode agravar mais o quadro de saúde da pessoa já infectada.





Fmanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!