• Notícias

    Sistema de monitoramento VTS completa um ano de funcionamento no Porto do Açu

    Foto: Prumo
    Serviço passou por vistoria realizada pelo Centro de Sinalização Náutica da Marinha 

    O Sistema VTS (Vessel Traffic Service), que auxilia no controle do tráfego marítimo, completa um ano em operação no Porto do Açu, neste mês de dezembro.


    O complexo portuário é o único no Brasil a contar com o sistema, que fornece informações importantes sobre as embarcações que chegam à área de monitoramento do Porto, como localização, velocidade, porte, calado, tipo de carga e bandeira. 

    Ao completar um ano de funcionamento, o Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS) passou por vistoria técnica realizada pelo Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego (CAMR), organização subordinada à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). O objetivo da visita foi verificar a manutenção dos parâmetros iniciais da homologação e o desenvolvimento do VTS ao longo dos 12 meses em operação. Para Valter Barbosa, Controlador do Centro VTS do Porto do Açu, o serviço de controle é um dos diferenciais do empreendimento. “O VTS tornou as atividades portuárias do Açu ainda mais eficientes, assim como a segurança da navegação, como um todo. Os nossos operadores não medem esforços para atender às solicitações dos navegantes e prestar um serviço focado nas necessidades dos clientes. Como o complexo portuário experimenta um crescimento significativo na quantidade e complexidade das manobras realizadas em seus terminais, este tipo de ferramenta é fundamental”, disse.

    Um dos fatores-chave do VTS é a integração das informações entre diversos sistemas, como o AIS (Automatic Identification System), o Radar, os sistemas de comunicação e o medidor de ondas, maré e vento, além das câmeras de monitoramento. Desde a implantação do VTS, 9 colaboradores foram treinados pela Fundação Homem do Mar (FHM) e são os primeiros operadores do Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS) do Brasil. 
    Mais informações
    Bárbara Bortolin - barbara.bortolin@prumologistica.com.br
    (21) 3725-8028 / 98141-9143

    Fernanda Corrêa – fernanda.correa@prumologistica.com.br 
    (22) 2133-1230 / (22) 99712-7143



    Prumo Logistica

    Nenhum comentário

    Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!