Após 53 anos, Projeto Botinho não será realizado em 2017 - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Após 53 anos, Projeto Botinho não será realizado em 2017

Secom
A edição 2017 do Projeto Botinho foi suspensa pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) devido ao grave cenário econômico do estado.

Segundo a corporação, a decisão foi tomada após uma análise da viabilidade de execução do projeto dentro dos padrões exigidos em todo o estado. A iniciativa, que era realizada desde 1963, era considerada como uma colônia de férias na praia para as crianças.

O projeto estadual englobava atividades físicas na areia e aulas sobre preservação ambiental. Além disso, crianças de 7 a 17 anos, recebiam orientações sobre as condições do mar, risco de afogamento, identificação de placas e noção de primeiros socorros. Um dos sargentos responsáveis pela organização do projeto na cidade de Maricá lamentou.

“É uma perda enorme, tanto para as crianças quanto para a população. Este projeto era uma forma de prevenção. Desde que foi implantado, o índice de afogamentos diminuiu muito, atualmente é quase nulo no município. As crianças esperavam o ano inteiro para essa colônia de férias, é muito triste perder um projeto tão especial”, declarou.

Este ano, o projeto funcionou do dia 18 a 29 de janeiro e cerca de 7 mil crianças e adolescentes realizaram a inscrição para o curso em diversos municípios do Rio de Janeiro através do site da CBMERJ. Ao fim de cada edição do projeto, todos os participantes receberam um certificado e ainda fazem uma demonstração das ações que aprenderam ao longo da formação.

Experiência - De acordo com Renan Medeiros, de 19 anos, o Projeto Botinho de Piratininga, Região Oceânica de Niterói,  teve papel importante em sua vida e lamenta que os frequentadores tenham que pagar pelos problemas de crise do Estado. 

“Eu fiz dois anos de Projeto Botinho, era algo realmente espetacular. Nós, moradores e frequentadores, acabamos pagando pelos problemas do Estado.  Triste realidade", comentou Renan.





O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!