Prazo para solicitar segunda via do título vai até o dia 22 - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Prazo para solicitar segunda via do título vai até o dia 22

Divulgação
Quem pretende tirar a segunda via do título de eleitor —, por motivo de perda, extravio ou inutilização —, antes das eleições municipais, tem até o dia 22 de setembro para solicitar o documento no cartório eleitoral de sua cidade. O serviço é gratuito. 

Para obter a segunda via do título, o eleitor deve apresentar, no momento do atendimento, a certidão de nascimento ou, preferencialmente, um documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, de trabalho ou as emitidas por órgãos reguladores de profissão).

Para exercer o direito ao voto, a pessoa pode apresentar somente um documento oficial com foto, mas o título contém informações importantes como o local de votação e a seção. O exercício do voto, segundo o advogado Sandro Manhães Rivaldo, especialista em Direito Civil, Negocial e Imobiliário, é de suma importância para a vida dos cidadãos. “Por meio dele é que a população pode escolher os rumos da sociedade, qual a administração que deseja”, afirmou o advogado, destacando que a política no país vem passando por mudanças que poderão reverter o atual quadro de descrença das pessoas nos políticos.

“Vemos hoje uma fiscalização mais rigorosa e políticos corruptos sendo presos. O eleitor precisa voltar a acreditar e fazer a parte dele, exercendo o direito ao voto”, disse Sandro, lembrando que a Justiça Eleitoral está disponibilizando aplicativos para a denúncia de práticas irregulares durante as eleições.

“O artigo 290 do Código Eleitoral prevê pena de reclusão não só para o candidato, mas o eleitor que vende seu voto em troca de favores”.  




O Diário RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!