Bancos contratarão 8 mil para Jovem Aprendiz - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 10 de maio de 2016

Bancos contratarão 8 mil para Jovem Aprendiz

Foto:Divulgação
O setor financeiro do país vai contratar de sete a oito mil funcionários por meio do programa Jovem Aprendiz. As oportunidades são para estudantes com idade entre 14 e 24 anos que estejam cursando os ensinos Fundamental e Médio.


As vagas resultam da ampliação do acordo entre a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e o Ministério do Trabalho e Previdência Social que ampliou de 5% para 7% o patamar de oportunidades no programa no setor.

Os critérios de contratação são definidos por cada banco que participa do programa, assim como a gestão de pessoal. Os novos funcionários recebem salários e benefícios. Eles também têm de fazer cursos de qualificação profissional. Ao participar do programa, os contratados vão exercer funções de atendimento a clientes, caixa e na área de informática.

De acordo com a Febraban, os aprendizes serão supervisionados e orientados por funcionários. As vagas são para quem está em situação de maior vulnerabilidade social. “O programa permite não só iniciar e dar continuidade à carreira nos bancos, mas também que o jovem se qualifique para o mercado em geral”, disse Magnus Ribas Apostólico, diretor de relações trabalhistas da Fenaban.

Conforme a federação, desde a criação do programa, em 2003, cerca de 30 mil jovens foram beneficiados, dos quais 65% acabaram contratados pelas instituições após dois anos de qualificação.

RESERVA MÍNIMA

Pelo acordo, o bancos têm que reservar, no mínimo, 7% das vagas elegíveis para jovens aprendizes — não entram nesse cálculo funcionários com curso superior e os que atuam em funções que demandam formação específica e cargos de confiança.

No último dia 5, o ministério publicou no Diário Oficial da União nova regra para contratação de jovens aprendizes que vai ampliar a oferta de vagas no mercado de trabalho. O Decreto 8.740 permitirá às empresas que descumprem a Lei da Aprendizagem, por não possuírem local adequado ou por exercerem atividades pouco atrativas à juventude, se adequarem, abrindo, assim, novos espaços de aprendizagem.

INSCRIÇÕES
NO ITAÚ

A inscrição é no www.itau.com.br/carreira/diversidade/aprendiz. A jornada é de seis horas. Benefícios: vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida e assistências médica e odontológica. Salário não foi informado.

NO BRADESCO

Cadastro no www.bradesco.com.br/html/classic/sobre/trabalhe-conosco/. O selecionado receberá vale-transporte, além de vale-refeição ou alimentação. Salário não foi divulgado.

NA CAIXA

É preciso fazer concurso público ter de 18 anos completos a 22 anos incompletos. Os aprovados recebem 1,5 salário mínimo (R$1.320) mais vale-transporte, auxílio-alimentação mensal de R$ 110 e férias.

NO BB

O ingresso se dá por concurso. Salário e benefícios como vale-transporte e vale-alimentação, o BB oferece uniforme e plano de saúde.



O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!