Encontro histórico vai celebrar os 25 anos da chegada do primeiro trio elétrico à orla do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Encontro histórico vai celebrar os 25 anos da chegada do primeiro trio elétrico à orla do Farol

Em 1991 chegou à Praia do Farol de São Thomé o que hoje é a principal atração turística durante a estação mais quente do ano: o trio elétrico. 

O caminhão adaptado com aparelhos de sonorização surgiu em 1950, em Salvador-BA, criado pela dupla Dodô e Osmar.


Quarenta e um anos depois, chegou à praia campista e, nestes 25 anos, o trio elétrico tem história para contar e comemorar, com direito a bolo, parabéns e, claro, muita diversão. E é no Farol que o trio arrasta multidão, perdendo apenas para Salvador-BA, durante o carnaval.

No maior município interior do Estado do Rio de Janeiro tudo começou após uma dica do cantor Moraes Moreira. “Ele se apresentou em Farol no ano de 1990. Quando o show acabou, conversou comigo e deu a dica. Disse que a orla do Farol era comprida e estreita e que um trio elétrico cairia bem alí. Começamos então em 91, mas só em 92 a coisa explodiu”, recorda o secretário de Governo de Campos, Anthony Garotinho, que na época era prefeito da cidade.

Para marcar esta data, a Prefeitura de Campos realiza uma grande festa neste sábado no Farol, com uma programação especial a partir das 16h. O evento vai reunir artistas e bandas locais que fizeram e continuam fazendo sucesso, sob a organização da Fundação Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e faz parte da programação do Verão da Família 2016.

Dom Américo é um dos artistas que estarão presentes nas comemorações. Arrastando multidões desde 2000, ele informa que a cada ano que passa a sensação é maravilhosa. “Canto no carnaval desde de 1974, no Clube Democratas de São João da Barra. De 90 a 92, passei a cantar marchinhas e sambas de enredo nos Clubes Náutico e São Thomé, ambos no Farol. Em 2000 fui convidado para cantar nos trios do Farol e não parei mais. E, sem sombra de dúvida, é o maior público que qualquer artista local consegue atingir, principalmente durante o carnaval”, relatou.

O cantor Jack Fiaes também estará presente na festa. O vocalista, que já passou por varias bandas nacionais como Digalera, Rebuliço e É o Tchan, afirma que o trio elétrico é uma atração imperdível em todos os verões no Farol. “É sempre muito bom participar do trio e essa multidão que acompanha é uma mostra de que essa é uma marca do Farol”, afirmou.

Segurança - Para acontecer o show no trio elétrico é necessário que ele esteja dentro das normas que são exigidas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv). O trio precisa seguir uma série de normas, como comprimento e altura, fiscalizados pelo BPRv, além de questões de segurança com o próprio veículo, como fios das redes elétricas sobre as vias, galhos de árvores, luminárias, e toda a estrutura relacionada que é dotada de equipamentos delicados, como amplificadores, equalizadores, entre outros.

O empresário Afonso Cláudio Rodrigues, que aluga os trios para Farol, enfatiza que eles seguem todas as normas determinadas pelo Corpo de Bombeiros, garantindo, assim, maior segurança para os cantores e o público. “Trabalho com os trios no Farol há 11 anos e sei da importância regional que o circuito tem. Buscamos trabalhar com excelência para que tudo corra bem”, disse o empresário.

A festa - A assessora especial e coordenadora do projeto, Linda Mara Silva, contou que a festa  vai começar com um almoço com os artistas convidados. Às 15h será o descerramento da placa dos 25 anos de trio elétrico no Farol. Às 16h sairá o trio, com vários artistas dando uma palinha junto com a Banda A Massa.

O trio sairá de frente do Clube Náutico e realizará o mesmo percurso, finalizando próximo ao Camping. Linda Mara adiantou que na direção da área da Marinha do Brasil, onde foi montado o palco oficial, o trio vai parar para cantar “parabéns pra você”, com um grande bolo, para marcar a festa. “Conseguimos reunir quase todos os integrantes da Banda A Massa, que já têm 20 anos de carreira. Eles vieram de Salvador para Campos, naquela época, com o nome de Traz A Massa, ficando aqui até hoje”, disse Linda Mara. A festa do caminhão da alegria promete, afinal, 25 anos não são 25 dias.






O Diário RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!