Vaca Torneira vence concurso leiteiro de Santo Amaro - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 17 de janeiro de 2016

Vaca Torneira vence concurso leiteiro de Santo Amaro

 Foto: Supcom
A vaca Torneira, do produtor Jurandir Neto, foi a primeira colocada no concurso leiteiro, realizado esta semana, durante a tradicional Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista.

A vaca produziu pouco mais de 75 quilos de leite em quatro ordenhas, realizadas em dois dias. O segundo e terceiro lugares ficaram com as vacas Estrelinha e Daiana, da produtora Celma Solange Rangel. As vacas produziram 66 kg e 58 kg, respectivamente. “A produção registrada neste concurso coloca a Baixada Campista, apesar de ter bacia leiteira pequena, como região que contém animais de alta produção, o que há anos não se encontrava”, disse o veterinário Marcio Nilo que trabalha há mais de 30 anos com concursos leiteiros.

A edição deste ano do concurso teve categoria livre, na qual venceu a vaca que somar o maior volume de leite nessas ordenhas, será a vencedora. A Festa do padroeiro da baixada campista contemplou sua 283ª edição. Ao todo, 10 produtores participaram do concurso. A média das quatro ordenhas foi de 48 quilos.

O evento é realizado pela superintendência de Agricultura e Pecuária, com apoio da Prefeitura de Campos. “Após o longo período de seca, a Baixada é uma das regiões que mais sofreram, porém, encontramos um entusiasmo dos produtores da região em participar do concurso. Conseguimos unir forças para realizá-lo nesta festa tão tradicional e importante para a Baixada Campista, como já temos feito nos últimos anos”, afirma o superintendente de Agricultura e Pecuária, Eduardo Crespo.

– Apoiamos a realização do Concurso Leiteiro, da mesma forma que apoiamos a realização da Cavalgada de Santo Amaro. Para viabilizar a realização do Concurso Leiteiro, providenciamos a instalação do local de ordenha, ao lado da igreja e, também, a instalação da iluminação no local, para a ordenha das 19h, que foi realizada pela Superintendência de Iluminação Pública. Contamos também com a ajuda da superintendência de vigilância Sanitária que cuida para que tudo esteja dentro das normas sanitárias -, destacou o superintendente de Agricultura Eduardo Crespo.





Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!