Páginas

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Cor da urina pode indicar doenças e alterações no corpo

 Reprodução
Normalmente amarelado e translúcido, o líquido é uma forma de o corpo expulsar bactérias e organismos prejudiciais à saúde. Um adulto saudável, que tenha o hábito de beber aproximadamente dois litros de água por dia, pode urinar de seis a oito vezes num período de 24 horas. 

Infecção urinária

Uma coloração diferente pode ser ocasionada pelo consumo de alimentos com corantes, por medicamentos ou ainda por doenças do trato urinário. Se você estiver com urgência para urinar, notar que o xixi está escurecido e sentir necessidade constante de ir ao banheiro, pode estar com infecção urinária.

A doença, que ocorre quando há presença exagerada de bactérias na uretra e na bexiga, pode resultar da falta de higiene, do pouco consumo de água ou de baixa imunidade. Quando não tratada, pode evoluir para a pielonefrite, como é chamada a infecção dos rins. O tratamento das doenças do trato urinário é baseado no uso de antibióticos e na ingestão de bastante água ao longo do dia.

Cor da urina e seus indicativos

A urina saudável apresenta coloração amarelada. Ao notar tonalidades diferentes, converse com o seu médico. Se você sentir dores, vá para a emergência e peça o exame de urina tipo 1 e a urocultura, que examina a presença de bactérias no xixi.

Confira a seguir o que a cor da urina pode indicar:

Verde 
Pode ser ocasionada pelo uso de medicamentos. O azul de metileno, recomendado em casos de intoxicação, quando misturado ao amarelo da urina, deixa o líquido esverdeado. O consumo de aspargos também pode causar esse efeito.

Laranja 
É resultado do consumo de alimentos com altos níveis de betacaroteno. Cenoura, abóbora e mamão são alguns deles. Antibióticos e excesso de vitamina B também podem desencadear a coloração.

Rosa ou vermelha 
Existem duas possibilidades: ou você comeu beterraba demais, ou está com sangue na urina. No segundo caso, as causas podem ir de uma mera infecção urinária até câncer .

Castanha 
A urina escura pode ser repelida por atletas. Após grandes esforços, o corpo libera um pigmento chamado mioglobina.

Turva 
Pode ser indicativo de infecção urinária. Caso exista espuma, você pode estar com problemas renais.

Amarelo-escura 
Se for o seu caso, aumente a quantidade de água. O xixi está pouco diluído. Pessoas com doenças como hepatite, ou que utilizam o medicamento Metronidazol, também podem exibir cor de urina escurecida.

Roxa 
Também pode ser ocasionada por infecções urinárias ou pelo consumo de alimentos com tom arroxeado, como a beterraba.

Preta 
Pode ser sinal de uma doença genética rara, chamada de alcaptonúria, um defeito metabólico.










 Fonte Saúde Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

| Notícias |

| DESTAQUE |

Inscritos em programas sociais recebem gratuitamente antenas para TV Digital

(Foto: Divulgação/SupCom) A partir desta sexta-feira (13), os Correios, em parceria com a Prefeitura de Campos, entregarão 52 mil kits...

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.