PORTO DO AÇU - Instalação de hotel e operação da petrobras a partir de novembro - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 26 de maio de 2015

PORTO DO AÇU - Instalação de hotel e operação da petrobras a partir de novembro

Fotos: JTV
Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações, o Porto do Açu está em construção em São João da Barra, no norte fluminense. O início da obra foi em 2007.  Em uma área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore).

O porto já recebeu 20 navios que foram carregados de minério de ferro para países como China, Índia e outros.

Fotos: JTV
 
 
 
 
 
 
Prumo fecha contrato para instalação de hotel no Porto do Açu‏

A Prumo assinou dia 19, um contrato com a incorporadora carioca Inter Rio para a instalação de um hotel no Complexo Industrial do Porto do Açu. O empreendimento, que ocupará uma área de 10.649 m² entre a entrada dos Terminais 1 e 2 (T1 e T2), contará com 200 quartos, divididos em 10 andares.

O hotel é o primeiro empreendimento de um centro de conveniência (mixed use) que está sendo desenvolvido no Complexo Industrial, e contará ainda com salas comerciais e serviços de conveniência.

“A instalação de um hotel no complexo industrial do Porto do Açu atende a uma demanda dos nossos clientes. O oferecimento deste serviço, e de outros que estão previstos no centro de conveniência, é mais um diferencial do nosso empreendimento”, destaca Marina Fontoura, Diretora de Desenvolvimento da Prumo.

O centro de conveniência será instalado em uma área total de 250 mil m² e a previsão é que atenda a demanda das empresas e dos trabalhadores do complexo.

O Hotel

O hotel contará com 200 quartos em padrão standard, com cerca de 20 m² cada. A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 30 milhões na sua construção, que terá bandeira definida nos próximos meses e irá gerar 100 empregos na operação. Por meio de uma parceria com a Inter Rio, a Prumo será proprietária de 22 quartos.

Sobre a InterRio

Há 30 anos no mercado, a InterRio atua em gestão imobiliária nos mais diversos segmentos. Através de parcerias com grandes incorporadoras e construtoras, a empresa já realizou diversos empreendimentos comerciais e residenciais de sucesso na cidade do Rio de Janeiro, além de atuar em outros municípios como Campos, Macaé, Rio das Ostras, Resende e Cabo Frio.

Sobre o Porto do Açu

Com 17 km de píeres, o Porto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 – offshore) e pelo Terminal 2 (T2 – onshore).

O T1 é dedicado a movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional desde outubro de 2014, o T1 já recebeu 18 navios. O terminal pode receber navios do tipo Panamax e Capesize, e está se preparando para receber navios maiores do tipo Very Large Crude Carrier – VLCC.

O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, 10 metros em toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. O T2 irá movimentar carga de projetos, contêineres, rochas, bauxita, grãos agrícolas, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo. O terminal também abriga uma área dedicada à indústria de suporte às operações de E&P de óleo e gás.

Fonte: Ascom – Prumo


Petrobras inicia operação no Porto do Açu em novembro
Foto:  Fernando Souza / Agência O Dia
A Petrobras já contratou e começa a operar em novembro a operação portuária no Porto do Açu. O terminal atualmente é administrado pela empresa Prumo e a estatal usará uma área operada pela empresa Edson Chouest Offshore. O contrato, estimado em R$ 3 bilhões, foi formalizado em abril, após a estatal derrubar uma decisão liminar da Justiça, em novembro, que suspendia a licitação.

O contrato prevê a utilização de seis braços de atracação, utilizados de forma simultânea para a retirada de cargas das embarcações de apoio à produção de óleo e gás na Bacia de Campos e do Espírito Santo, segundo a própria estatal. O contrato tem duração de 15 anos, com possibilidade de renovação.

“É um projeto já assinado com a Petrobras há dois ou três meses, mas que não divulgamos em função da questão judicial”, informou o CEO da Prumo, Eduardo Parente, responsável pela gestão do terminal do Açu. “A operação será iniciada no segundo semestre, com previsão para novembro”, completou.

Em novembro do ano passado, a licitação da Petrobras foi suspensa por decisão judicial. A Prefeitura de Macaé, tradicional porto para operações logísticas da estatal, abriu processo contra a realização do certame, alegando que o processo havia sido direcionado para beneficiar o terminal do Açu.

De acordo com a decisão da 2ª Vara Cível de Macaé, a licitação estabelecia “índice de custos operacionais sem justificativa técnica” o que seria prejudicial à competição de outras empresas. A decisão liminar, entretanto, foi cassada após recurso da estatal. Fontes do mercado indicam que ao menos outras três empresas participaram da concorrência. A ECO teria apresentado a proposta mais barata entre as participantes.

De acordo com a Petrobras, a licitação previa um critério de ponderação para julgar o valor das propostas considerando a localização dos terminais “de forma que se obtenha o menor custo logístico global ao longo do contrato”. A decisão beneficiaria o Porto do Açu, localizada a cerca de 130 km da bacia de Campos dos Goytacazes – pouco mais que a metade da distância para Macaé.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!