Soltura de filhotes de tartaruga todas as quartas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Soltura de filhotes de tartaruga todas as quartas

Tamar Bacia de Campos / Farol

O Projeto Tamar, em sua Base na Bacia de Campos - RJ convida a todos a participar das Solturas Programadas de Filhotes. Não perca a oportunidade de se emocionar e contribuir para um Meio Ambiente melhor e bom pra todos.

Todas as quartas, às 18:00hs

Em frente a Secretaria de Meio Ambiente (Mansur)

Orla do Farol de São Thomé - RJ

Segundo a bióloga e executora do Projeto Tamar na Bacia de Campos, Daniella Torres, o período reprodutivo das tartarugas marinhas ocorre entre os meses de setembro e março.

— Este é um trabalho que fazemos todos os anos. Estamos no período reprodutivo das tartarugas e fazemos essa soltura com a população para que todos possam acompanhar esse período de vida dos animais. O pico de desova é em novembro. De janeiro a março, nascem os filhotes e acontece essa soltura — disse Daniella.
Foto: Divulgação
Ainda de acordo com o Tamar, os filhotes que saem dos ninhos depositados nas praias são diretamente afetados por diversos fatores, como a iluminação artificial inadequada, o trânsito de veículos nas praias e a poluição. Também segundo o projeto, as tartarugas da espécie Caretta-caretta se distribuem nos mares tropicais e subtropicais de todo o mundo e, também, em águas temperadas, variando de habitat ao longo da vida. Os filhotes dessa espécie vivem em alto-mar, passando a habitar, quando adultas, áreas de alimentação situadas a profundidades entre 25 e 50 metros.

O projeto Tamar monitora quase 105 quilômetros de praias, abrangendo os municípios de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, área que serve de alimentação para as cinco espécies de tartarugas marinhas que habitam a costa brasileira e de reprodução para a Caretta-caretta.
Foto: Divulgação
Reprodução — No período reprodutivo das tartarugas marinhas, que ocorre entre setembro e março, fêmeas da espécie Caretta-caretta procuram as praias do litoral Norte Fluminense para a desova. As fêmeas podem desovar de duas a cinco vezes por estação, depositanto uma média de 110 ovos em cada ocasião.

Não se esqueça, todas as quartas na praia do Farol, às 18:00hs, em frente ao stand de Turismo (sorveteria do Mansur)















F.Manhã on line / Tamar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!