Exposição de fotos do Paraíba atrai visitantes a estande no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 25 de janeiro de 2015

Exposição de fotos do Paraíba atrai visitantes a estande no Farol

Foto: Rodolfo Lins
"Esse é um alerta para que a gente repense sobre o uso da água  que pode realmente acabar".


A reflexão é da empresária Natália Pires, que esteve no estande da secretaria municipal de Desenvolvimento e Turismo , no Farol de São Thomé, para visitar a exposição de fotos aéreas "Assoreamento Rio Paraíba do Sul". E ela ficou impressionada com as séries de fotos que vão de 1998 até dezembro do ano passado e mostram a decadência do rio que corta grandes cidades do sudeste  passando por Campos e São Fidélis até a foz do Rio, em Atafona, em São João da Barra.

O fotógrafo Carlos Alves tem ficado no estande para explicar aos visitantes sobre seu trabalho e para discutir sobre a gravidade do tema. Ele observou que, durante as visitações, as duras imagens são determinantes para que as pessoas tenham o "start" de alerta para a questão da água. " O assunto está cada vez mais atual, num momento em que 15 milhões de pessoas já estão sem água em muitas cidades. A falta de chuvas no verão preocupa ainda mais,  mas a previsão para o inverno também sem chuvas preocupa ainda mais", destacou.

Ao comparar as imagens , é possível constatar as mudanças drásticas pelas quais o rio Paraíba vem passando nas últimas décadas e a necessidade iminente de poupar água e saber usá-la de forma consciente daqui por diante. "O registro fotográfico leva à reflexão  e nos motiva a buscarmos a discussão sobre o problema para tratarmos das medidas a serem tomadas em graus variáveis de urgência, entre elas, a questão da poluição e o reflorestamento do entorno, entre outras", disse Paulo Abreu, que também estava no local recepcionando os visitantes pela Secretaria de Desenvolvimento.


















Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!