CORREIOS: Sonhos de Crianças à espera de Noel - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CORREIOS: Sonhos de Crianças à espera de Noel


Solidariedade é a palavra que define a Campanha Papai Noel dos Correios, lançada nacionalmente na última quarta-feira (14). 

Em Campos, cerca de 750 crianças de três escolas da rede municipal escreveram cartas a serem enviadas direto ao Papai Noel que, dentro do possível, busca atender aos pedidos de presentes dos meninos e meninas.

No entanto, disseminar o encantamento natalino por meio da campanha só é possível com a ajuda das pessoas, empresas ou entidades que podem participar como padrinhos.

O apadrinhamento das cartas teve início no último dia 14 e prossegue até o dia 30 deste mês. Segundo o instrutor de treinamento dos Correios de Campos, Joadir Nascimento, as cartas das crianças estão disponíveis para adoção na Sala do Papai Noel, localizada no segundo andar da unidade dos Correios, na Praça São Salvador, Centro. 

Os padrinhos podem ter acesso às cartas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. “As cartas foram catalogadas e identificadas com nomes, idades e os pedidos das crianças. O padrinho vem até a Sala do Papai Noel e escolhe uma carta. O presente relativo à carta adotada é entregue pelos padrinhos na Sala do Papai Noel. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho”, explicou.

Após os padrinhos terem adotado as cartas, o Papai Noel dos Correios fará a entrega dos presentes. No dia 10 de dezembro deste ano, as crianças da Escola Municipal José de Anchieta, na localidade do Xexé, no Farol de São Thomé, serão as primeiras a serem presenteadas. 

No dia 11, a entrega continua no Ciep Municipalizado Professora Carmem Carneiro, no Parque Eldorado. E por fim, já no dia seguinte, o Papai Noel irá até o Ciep Municipalizado Francisco Portela, em Tocos. Todos são alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental.

“Campos larga na frente, pois antes de a campanha ser lançada nacionalmente, começamos a receber as cartas destas crianças desde o dia 17 do mês passado”, disse Joadir, esclarecendo ainda que, independente das parcerias com as escolas, qualquer criança pode ser adotada.

“Basta escrever uma carta para o Papai Noel e depositá-la em qualquer unidade dos Correios para que a empresa possa encaminhá-la à sede, no Rio de Janeiro, e, assim que for adotada, receberá o presente no endereço informado”, adiantou.

Além de padrinhos, ajudantes colaboram com os trabalhos

Neste ano, a campanha nacional Papai Noel dos Correios chega a sua 23ª edição. Em Campos, é realizada pela décima vez. Antes da adesão à campanha nacional, os funcionários das agências do município se reuniam para a compra de presentes e doavam para uma única instituição, como já foi o caso do Educandário dos Cegos, Pequeno Jornaleiro e outros. Nos últimos quatro anos, em todo o país, mais de 5 milhões de cartas foram destinadas ao Papai Noel dos Correios.

Regras - Não serão cadastradas cartas com pedidos de cestas básicas, celulares, computadores, máquinas digitais, ou seja, qualquer artigo eletroeletrônico. As solicitações deverão ser preferencialmente de brinquedos.

As cartas enviadas pelas crianças são lidas, cadastradas e selecionadas pelos ajudantes. Em Campos, Joadir Nascimento, Cristiane Azeredo e Sérgio Rodigueiro, todos funcionários dos Correios, atuam como ajudantes do Papai Noel.

Eles ainda têm a função de recepcionar os padrinhos para que possam adotar uma ou mais cartas. “As parcerias com as escolas são para estimular os alunos a escreverem cartas e que sirva de aprendizado para cada um”, ressaltou Sérgio Rodigueiro.









O Diário RJ