Nota 10! Assim foi a 4ª e última etapa do Circuito Regional UBCS 2012 - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Nota 10! Assim foi a 4ª e última etapa do Circuito Regional UBCS 2012

Nota 10! Assim foi a 4ª e última etapa do Circuito Regional UBCS 2012, realizado na praia do Farol de São Thomé, no pico da Antena, em Campos dos Goytacazes. 

A nota 10 fica em virtude de vários  aspectos: o Circuito nota 10 realizado neste ano de 2012 com ótima premiação e organização; os atletas nota 10 que ao longo da temporada deram um show de bodyboarding no litoral norte do estado; e um triplo 10 marcado na última etapa do circuito, fechando com “chave de ouro” uma temporada histórica para a UBCS e todos os participantes.

As ondas quebraram com ótimo tamanho, 1,5m pesado e com uma arrebentação difícil de passar, principalmente para as categorias de base. No sábado, mesmo os atletas da open encontraram dificuldades em voltar para o outside e muitos se classificaram com apenas uma nota, foi o caso por exemplo de Ariel de Souza, que depois de uma nota 7,33 não conseguiu voltar a tempo de achar outra onda e ainda sim se classificou para a fase seguinte.

Ainda sim, no sábado, quando os profissionais entraram na água o show começou. Manobras aéreas para todos os lados e o primeiro 10 da competição. Adriano Minguta mostrou especialidade nos tubos e conseguiu um digno de nota 15.

No domingo o mar deu uma acertada e o show foi  ainda maior. O primeiro campeão da temporada 2012 do ranking UBCS foi conhecido logo cedo. Com a eliminação precoce de Helinton Loureiro na 2ª fase da competição, Lucas Nogueira sagrou-se campeão profissional do Circuito Regional UBCS 2012.

O segundo título veio logo em seguida, pela categoria sub 15, Gabriel Vinicius ainda tinha chances do título, mas dependia da eliminação de Marcyus Thompson, o que não ocorreu e o capixaba garantiu o título na semi-final do evento, o segundo título para o Espírito Santo.

Na sub 16 o título foi definido também na semi-final, Miguel Medina, de Rio das Ostras, se classificou para final e com o resultado garantiu o título UBCS de 2012 em sua categoria.

O título da categoria open ficou para a final, Ailton Neto e Lucas Viana eram candidatos diretos ao título. Ambos caíram junto na semi-final, Ailton tirou sua primeira nota 10 do dia, com um aéreo super envergado e já estava com a mão na taça quando faltavam 30 segundos para o final da bateria, pois além da ótima performance, Lucas estava sendo eliminado. Lucas então pegou uma onda salvadora e virou para o segundo lugar adiando mais um pouco a festa de Ailton, que só comemorou o título mais tarde.

A primeira final do dia foi a sub 15, Filipe de Souza, revelação de Macaé dominou a bateria e venceu com 4,33 pontos a frente de Marcyus Thompson, mais relaxado na água pois já havia garantido o título UBCS na semi-final. Em terceiro ficou Gabriel Vinicius e em quarto lugar Gabriel Almeida.

Na categoria Sub 16, Miguel Medina, que ainda não sabia do título antecipado, foi pra água com toda vontade. Ele pensava que precisava de um terceiro lugar para ser campeão regional UBCS e além disso conseguiu logo a vitória da etapa. Miguel deu um baile e venceu com uma diferença de 5,17 a frente de Gabriel Vinicius, que disputava sua segunda final do dia, assim como Marcyus Thompson, que ficou na 3ª colocação sub 16  e Filipe de Souza que terminou na 4ª colocação.

Na categoria Open quem não deu chances aos adversários mais uma vez foi Ailton Neto, o “Netinho” como é chamado. Depois de uma nota 10 na semi-final, “Netinho” repetiu o feito na final. Ele que havia arrancado uma nota 10 a cerca de 30 dias atrás na 3ª Etapa do Circuito UBCS, em Atafona, com um super invertido aéreo para direita, desta vez repetiu a manobra com grande perfeição, só que para esquerda.

Apelidado de “o garoto nota 10”, Ailton Neto ainda repetiu a manobra no final da bateria, conseguindo um 7,33 que se quer chegou a entrar no seu somatório, que já continha uma nota 8,33. A superioridade de Ailton foi tão grande, que das melhores notas do evento 5 eram dele, duas delas na grande final, deixando todos os adversários em combinação. O segundo colocado foi Lucas Viana que no inicio da bateria ainda sonhava com a vitória e o título UBCS. Em terceiro ficou Adriano Felipe e em 4º Lucio Santana.

Na categoria profissional a final foi dividida entre as cidades de Campos e Rio das Ostras. De um lado Adriano Minguta e Israel Eduardo e do lado dos locais, Ailton Neto “nota 10” e ninguém menos que Bruno Invyk, o “invicto”! A bateria foi super equilibrada com diferenças mínimas entre os atletas. 

Quem levou a melhor desta vez foi o riostrense Adriano Minguta, autor de uma das notas 10 do evento, ainda pela 1ª fase da profissional, ele chegou a tentar outros tubos e não conseguiu, mas mesmo assim em excelente fase garantiu o caneco da competição, sua segunda vitória seguida em duas semanas, já que havia vencido no final de semana passado a etapa do UBBN, em Itacoatiara.
Na segunda colocação ficou o ídolo campista Bruno Invyk. Bruno surfou muito o evento inteiro esbanjando conhecimento do pico e abusando dos ARS e Backflips. 

Em  terceiro lugar ficou Israel Eduardo, também em excelente fase, ele não achou as boas ondas que conseguiu na semi-final quando se classificou em 1º com apenas 3 ondas surfadas, duas acima do 8 e descartando um 7 pontos, que lhe fez falta na final. Completando o pódio ficou o nota 10 Ailton Neto, anestesiado com a performance na final da categoria open, o ainda amador “Netinho” não achou as ondas na final, mas saiu super feliz com sua mãe, que toda orgulhosa lhe entregou pessoalmente a premiação no pódio.

“O evento foi um sucesso, o publico delirava na areia, e eu não me lembro de ter visto um evento tão legal em toda a minha vida, salvando-se raríssimas exceções, como aquele mundial de 1999, especialmente a final entre Guilherme Tâmega e Andre Botha, na Barra da Tijuca. Quem viu o que aconteceu em Campos já está com saudade, quem não viu perdeu um dos melhores espetáculos de bodyboarding já visto no Brasil” Comentou Malik Lazaro, diretor técnico do evento.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Campos, através da Fundação Municipal de Esportes, UBCS – União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra e supervisão da FEBBRJ – Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro, com apoio da Genesis, Slake, Trammer, A Jóia Nobre e SK Produções.


Resultados:

Profissional Masculino

1º Adriano Minguta – Rio das Ostras
2º Bruno Invyk – Campos
3º Irsrael Eduardo – Rio das Ostras
4º Ailton Neto – Campos

Open

1º Ailton Neto – Campos
2º Lucas Viana – Campos
3º Adriano Felipe – São João da Barra
4º Lúcio Santana – São João da Barra

Sub 16

1º Miguel Medina – Rio das Ostras
2º Gabriel Vinícius – São João da Barra
3º Marcyus Thompson – Guarapari
4º Filipe de Souza – Macaé

Sub 15

1º Filipe Souza – Macaé
2º Marcyus Thompsom – Guarapari
3º Gabriel Vinicius – São João da Barra
4º Guilherme Almeida – Guarapari

Ranking  Final UBCS 2012
Profissional

1º Lucas Nogueira -  2.470 pts – Vila Velha
2º Francirley Ferreira – 2.285 pts – Rio de Janeiro
3º Hellinton Loureiro – 2.275 pts – Vila Velha
4º Bruno Invyk – 2.200 pts – Campos

Open

1º Ailton Neto – 2.610 pts – Campos
2º Lucas Viana – 2.360 pts – Campos
3º Adejaldo Silva – 2.200 pts – São João da Barra
4º Lúcio Santana –  2.010 pts – São João da Barra

Sub 16

1º Miguel Medina – 2.360 pts – Rio das Ostras
2º Sócrates Santana = 2.000 pts – Rio de Janeiro
3º Matheus Bastos – 1.970 pts – Rio de Janeiro
4º Rogério Norbim – 1.890 pts – Guarapari

Sub 15

1º Marcyus Thompson – 2.580 pts – Guarapari
2º Gabriel Vinicius – 2070 pts – São João da Barra
3º Nicolas Passos – 1.835 pts -  Campos
4º Mycke Nickson – 1.110 pts – São João da Barra







Febbrj