Foto Reprodução / Secom |
Em função do crescimento das demandas por logística e prestação de serviços nas atividades offshore, com o advento do pré-sal na Bacia de Campos, e devido às demandas por estrutura portuária no Brasil, o projeto executivo inicial do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado foi redimensionado.
Por conta disso, os projetos de obras de infraestrutura, como o sand by pass, a dragagem retificadora para adequar o calado da foz e de trecho do Canal, que saltará de 6,50m para 7,50m, além de outras alterações no projeto executivo vão ser apresentadas à sociedade, através de audiência pública que será realizada no dia 28 de agosto, a partir das 9h, no auditório da sede da Prefeitura de Campos.
Também constam nas alterações do projeto executivo, a ampliação do molhe de pedra no lado Sul da foz do Canal das Flechas, que saltará de 100m para 130m; a dragagem para formação de baia de evolução, com 9m de calado (profundidade), para manobras de barcos pesqueiros, rebocadores e navios de apoio da atividade offshore; e dragagens para ampliar a profundidade do Canal Interno, que terá 7,50m de calado, numa extensão de 1.220m, a partir da foz no sentido da Lagoa Feia.
O secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto destaca que em função da adequação do projeto para atender as necessidades estruturais das empresas que atuam e que vão atuar na região, como os estaleiros, serão necessárias também obras de dragagem do Canal Externo (que terá 3.220m a partir da foz para mar a dentro), com 9m de calado (profundidade, além da construção do novo molhe Norte, com 1050m de extensão e ainda, a construção de encorracamento (proteção com blocos de pedras de granito) da bacia portuária, com 650m de extensão.
As informações do secretário foram dadas, durante reunião realizada nesta quinta-feira (14), para tratar dos detalhes da audiência pública do dia 28 de agosto.
Secom
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