Açu Petróleo realiza primeira operação de transbordo de óleo com VLCC para a Shell Brasil Petróleo - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Açu Petróleo realiza primeira operação de transbordo de óleo com VLCC para a Shell Brasil Petróleo

Com 25 metros de profundidade, terminal é o único privado no Brasil com capacidade para receber este tipo de embarcação
A Açu Petróleo realizou a primeira operação de transbordo de petróleo através de um navio da classe Very Large Crude Carrier para a Shell Brasil Petróleo. A movimentação aconteceu entre os dias 11 e 14 de junho, com a transferência de aproximadamente 2 milhões de barris de óleo cru dos navios aliviadores Lena Knutsen e Vigdis Knutsen, ambos operando para a Shell Brasil Petróleo, para a embarcação VLCC Wasit.

O terminal da Açu Petróleo é o único terminal privado brasileiro apto a receber embarcações deste porte. Os navios petroleiros da classe VLCC estão entre os maiores do mundo, com capacidade máxima de armazenamento de 2 milhões de barris de petróleo.

“O terminal da Açu Petróleo no Porto do Açu é uma das mais eficazes opções para exportação de petróleo no Brasil, dada a sua localização estratégica entre as bacias de Santos e de Campos e profundidade nominal de 25 metros, o que permite a atracação de navios do porte de VLCCs. O sucesso desta operação para a Shell Brasil Petróleo reforça a importância de movimentar grandes volumes de óleo através de transbordo de óleo em terminais abrigados (Double Banking), garantindo elevado padrão de segurança e cuidado com o meio ambiente, além da maior previsibilidade, o que aumenta a competitividade do petróleo brasileiro”, afirma Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Açu Petróleo.

Parceria entre a Prumo e a alemã Oiltanking, a Açu Petróleo está licenciada a movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia em seu terminal, além de já possuir a necessária autorização ambiental para o futuro investimento em um parque de armazenamento e tratamento de óleo cru. Atualmente, cerca de 25% das exportações de petróleo brasileiras passam pelo terminal da Açu Petróleo, através de contratos firmados com as principais petroleiras mundiais operando no país.





Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!