Cobra com mais de dois metros aparece no Açu e assusta moradores - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 17 de maio de 2020

Cobra com mais de dois metros aparece no Açu e assusta moradores

Foto: Parahybano
Uma cobra com mais de dois metros foi morta na sexta-feira, 15, na praia do Açu, distrito de São João da Barra. Segundo moradores, a cobra seria da espécie Mamba-negra, uma das cobras mais venenosas do continente africano, onde seu tamanho varia de 2,5 metros a 4,5 metros.

O animal foi morto atravessando uma rua na localidade. Já uma outra cobra, foi encontrada em uma residência do Açu.

De acordo com o diretor de Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra, Marcos Machado, a cobra é da espécie philodryas patagoniensis – vulgarmente conhecida como papa pinto.

– Recebi as fotos na noite de ontem (quinta 14) e não deu para identificar a cobra por conta da cabeça ter sido atingida. Descarto a hipótese de que o animal possa ter vindo de uma embarcação que possa ter atracada no Porto do Açu. Como pode ser um animal africano, as chances dele estar aqui é muito pequena, mas existe uma possibilidade através de um criador de animais exóticos -, destacou Marcos.

O diretor acrescentou ainda que, nas próximas semanas equipes estarão no Açu para que possam investigar algumas alterações nas condições ambientais ou algo que esteja proporcionando alimento para esses animais.

A outra cobra encontrada em uma residência é da espécia falsa coral e, segundo Marcos, não apresenta riscos a saúde humana com relação ao veneno.

– Em caso de acidente é necessário manter a vítima em estado de repouso, não amarrar o local da picada com panos, nem muito menos cortar o local para tentar sugar o veneno, além de não ingerir bebida alcoólica. O acidentado deve procurar uma unidade hospitalar urgentemente. O local específico para tratamento de picadas de cobra é o Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes -, concluiu informando que, na hora que o morador encontrar qualquer cobra, deve manter distância imediatamente e não tentar manipular o animal. Após isso, ligar imediatamente para o NCZ através do telefone: 2741 8449.








Parahybano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!