Últimas Notícias

Veja o que foi notícia no Portal do Farol em 2019

Foto: TV Brasil
2019, ano bom para alguns e conturbado para outros. O Portal do Farol abordou vários e importantes temas no decorrer desse ano. 

As páginas policiais foram destaque e demonstraram a ação da Polícia Militar durante todo o ano no Farol de São Thomé

Durante o ano, a PM apreendeu, entre pinos e buchas de drogas, mais de três mil e quinhentos desses materiais contendo maconha e cocaína. Além de aparelhos celulares e balanças de precisão, trazendo grande prejuízo ao tráfico local.

As ações ocorreram na Rua Guido de Oliveira, Vila dos Pescadores, RJ-216 e Porto dos Barcos, na praia do Farol.

Foragidos

Além das apreensões envolvendo drogas, foragidos da justiça, com mandados de prisão em aberto, foram capturados na praia campista. Foram eles: um jovem com 17 anotações criminais, preso no dia 07 de janeiro, na Vila dos Pescadores; No dia 26 de maio, a Polícia Militar do Destacamento de Policiamento Ostensivo - DPO da praia do Farol de São Thomé, recebeu uma denúncia dando conta de que na Avenida Atlântica, no Jardim Novo Farol, encontrava-se um homem foragido da justiça, identificado como G.G.S, de 19 anos, que possuía uma passagem pelo Art. 157 do Código Penal. Na consulta, a PM verificou que contra o mesmo também havia um mandado de prisão em aberto, expedido pela Segunda Vara Criminal, da Comarca de Itaperuna.  Clique aqui e SAIBA MAIS!

Em setembro, o foragido A. R. S, se jogou no mar, ao perceber a presença da PM, que após receber a denúncia de que o mesmo estaria na Avenida Atlântica, orla da praia, foi até o local, entrou no mar e o capturou. 

Outro problema na praia do Farol de São Thomé, em 2019, foram os roubos ocorridos à residências, na sua maioria de veranistas. 

Em abril, a Polícia Militar em patrulha na praia campista, nas áreas com maior incidência, chegou a um local suspeito, onde um homem se evadiu pulando vários muros, ao perceber a presença da PM que fez buscas e localizou o mesmo, que confessou os furtos e os levou até uma casa, na Avenida Pinheiro Machado, no Rádio Velho, onde se encontravam os materiais furtados.
No local, a Polícia encontrou: 02 televisores, controle remoto, notebook, 2 aparelhos celulares, furadeira, bicicleta, cavaquinho e Gaiola contendo um pássaro (coleiro),. Todo material era produto de furto a várias residências na praia do Farol. Clique aqui e SAIBA MAIS!

Extorsão

Em setembro, dois homens foram presos suspeitos de extorquirem dinheiro de motoristas de vans e micro-ônibus do transporte alimentador, na praia de Farol de São Thomé. A Polícia Militar apreendeu R$ 730 com os suspeitos. O dinheiro seria cobrado aos permissionários do transporte para circularem na praia campista. Os dois foram presos por associação para o tráfico.

Com tantas ocorrências, Farol de São Thomé não dispõe de Delegacia da Polícia Civil, e os registros são feitos na 134º DP, a mais próxima, que fica a 50km da praia campista.

Pescadores

No início do ano, cerca de 220 pescadores de Farol de São Thomé, Campos e Barra do Furado, Quissamã foram beneficiados com a chegada de uma draga de sucção doada pela Petrobrás para a colônia de pescadores Z-19, do Farol.

O equipamento que fica em Barra do Furado, no limite dos dois municípios, tem a finalidade de permitir que os barcos acessem ao mar a qualquer hora. A draga foi doada como compensação ambiental por impactos causados à atividade pesqueira pela prospecção e exploração de petróleo e gás na região.

Localidade Vizinha

Em fevereiro, moradores do distrito de Santo Amaro, na Baixada Campista, fecharam a RJ 216 (Campos-Farol). A manifestação aconteceu no Km 35 e a reivindicação foi pela reinstalação de um radar eletrônico no local

Antigos radares, inclusive que não estavam em funcionamento, haviam sido removidos pela antiga empresa contratada pela prestação do serviço.

Hoje, novos radares foram instalados em Boa Vista, Santo Amaro e em outros pontos da Baixada.

UPH Farol


Na noite de terça-feira, 12 de março, às 18:30h, um atendimento bastante corrido e inusitado foi feito na Unidade Pré Hospitalar (UPH) da praia do Farol de São Thomé, pois, com muita pressa, a pequena Mickaella não quis saber de conversa e já quis vir logo ao mundo na praia campista.

A mãe, Etyna Pessanha, que completou 18 anos no mesmo dia, em um super atendimento ganhou de presente a pequena Mickaella, que veio ao mundo 15 minutos depois da mãe dar entrada na Unidade. Clique aqui e SAIBA MAIS!
Aconteceu

No dia 20 de março, o PELAG - Parque Estadual da Lagoa do Açu completou 7 anos. E para comemorar, o Pelag preparou uma programação especial que foi realizada na sede, ao lado da sorveteria do Mansur, na Avenida Olavo Saldanha.

A última superlua de 2019 foi vista no Brasil no mês de março. A Lua foi vista maior e mais brilhante na América do Sul e na do Norte, na noite de quarta-feira (20), junto com a chegada do outono. O fenômeno astronômico é chamado de superlua e foi o último do tipo em 2019.

Morador do Farol de São Thomé lançou um App para Campos e Região

Criador do app City Advisor, o jovem Luiz Filipi Viana lançou o app que possui hoje, aproximadamente, 800 estabelecimentos comerciais cadastrados. O buscador City Advisor termina o ano contando com grandes parceiros, entre eles: Rede Assai, Ver TV, Escola Eucarístico, Academia Sandro Moura, Baviera, Hotel Ramada, Rede de Drogarias Pacheco e outros. Clique e SAIBA MAIS!

Ashcom e o Turismo

Entre os dias 15 a 23 de abril a Ashcom (Associação de Hotéis, Pousadas, Comércios e Similares) do Farol, em parceria com o Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Campos, realizou o 1º Circuito Gastronômico do Farol de São Thomé, trazendo o melhor da culinária em saborosos pratos. Ao todo, 12 restaurantes, além de uma açaiteria, participaram do evento. 

O Sebrae em parceria com a Ashcom e o Departamento de Turismo promoveram duas palestras, no decorrer do ano, no auditório da Escola Municipal Cláudia Almeida, na Vila do Sol, onde foi abordado o tema 'Turismo'.

Nos meses de junho e julho, o 4º Circuito de Arraiás foi promovido pela Associação dos comerciantes, no Farol de São Thomé.

O Circuito aconteceu em cinco finais de semana dos meses de junho e julho, sempre aos sábados. As estruturas foram montadas em frente a cada comércio participante.


Os três primeiros dias do 7° Festival de Petiscos do Farol de São Thomé, realizado em setembro, superaram as expectativas dos organizadores do evento. Já no primeiro final de semana foi registrado aumento de pelo menos 20%, tanto de vendas quanto de público


Em novembro, foi publicado no Diário Oficial do dia 27, a aprovação do projeto de lei nº 919/2019 que declara o Festival de Petiscos do Farol de São Thomé como patrimônio cultural imaterial do Estado. O projeto de autoria do deputado estadual Gil Vianna (PSL) foi apresentado em agosto, deste ano, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), sendo publicado mês passado, a sua aprovação.

Educação

Os moradores da praia campista e Região tem agora a oportunidade de se qualificar, sem precisar enfrentar um percurso de 50km até a universidade.

O Grupo Unis, melhor centro universitário privado de Minas Gerais, segundo o MEC, firmou uma parceria com o Colégio Inovarte, na praia do Farol de São Thomé, onde implantou o seu pólo, na Rua: João Pinto de Carvalho, 89, Náutico, Farol de São Thomé, Campos dos Goytacazes-RJ. Email polo.faroldesaothome@unis.edu.br | Telefone (22) 99906-7191

Alguns dos Cursos Ofertados são:

Bacharelado em Ciências Contábeis
Bacharelado em Educação Física
Bacharelado em Música
Bacharelado em Sistemas de Informação
Licenciatura em Educação Física
Licenciatura em Letras Português
Licenciatura em Letras Português-Inglês
Licenciatura em Matemática
Licenciatura em Música
Licenciatura em Pedagogia
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tecnologia em Comércio Exterior
Tecnologia em Gestão Comercial
Tecnologia em Jogos Digitais
Tecnologia em Logística
Tecnologia em Marketing
Tecnologia em Processos Gerenciais
Tecnologia em Recursos Humanos

O Adeus a ZAZAL
Considerado referência no cenário cultural de Campos, o cantor de forró Zazal, de 54 anos, morreu na madrugada do dia 23 de abril, vítima de um infarto. Lázaro da Conceição Gomes Moço chegou a ser levado para uma unidade hospitalar de Campos, mas não resistiu. O músico deixou quatro filhos. 



Reforma da Praça do Xexé
Rubson Barbosa e Luciano Cruz, ambos moradores do Xexé, na praia do Farol de São Thomé, iniciaram voluntariamente obras de reparo na praça do Xexé com o apoio e contribuições da comunidade, moradores e comércios, que doaram materiais para tornar possível o reparo. A praça também recebeu reparos na parte de iluminação, onde foram colocadas lâmpadas de led  nos postes, que são mais econômicas. Clique aqui e SAIBA MAIS!

Palco concha é destruído pelo vento no Farol


Em abril, devido a mudança brusca de tempo e o vento intenso que chegou a 80km/h, na praia do Farol, segundo registros da Marinha do Brasil, o palco de shows montado na área da Marinha, na orla, ficou destruído pela força do vento.


Casamento na Orla

Casamento com cerimônia religiosa usando como cenário as casuarinas, na beira mar da praia do Farol de São Thomé, aconteceu na tarde do domingo, 05 de maio

O casamento, que foi realizado na Vila do Sol, na praia do Farol, chamou a atenção dos moradores da praia campista e também foi o assunto à época, nas redes sociais. A cerimônia em meio às casuarinas, na beira mar, chamou a atenção de quem passava pela Avenida Atlântica, várias foram as pessoas que pararam para fotografar e até filmar o enlace matrimonial de Letícia Araújo e Jhonatan Caldeira. Clique aqui e SAIBA MAIS!

O Farol que queremos
representante da Associação Raízes, Adriana Maria dos Santos Barreto, comunitária e bolsista do Projeto NEA-BC, apresentou propostas de emenda na Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2020Entre elas, a implantação de estação de tratamento de esgoto em Farol de São Thomé, oferta de cursos profissionalizantes, incentivo ao turismo durante todo o ano, colocação de placas de trânsito e indicativas de nomes de ruas, adequação de iluminação da orla e investimento em cultura, esportes e lazer.

Na ocasião, o NEA-BC de Campos também cobrou uma resposta do poder público, quanto a Distritalização de Farol de São Thomé (projeto do grupo entregue à prefeitura desde 2015), o saneamento básico e demais demandas da localidade. Clique aqui e SAIBA MAIS!

Terminará o ano de 2019, uma nova década se iniciará e o Farol ainda aguarda respostas.

Farol de São Thomé é o destino de série da TV Brasil

O episódio da série 'Faróis do Brasil' do dia 30 de maio, na TV Brasil, visitou o Farol de São Thomé. Neste episódio, a jornalista Tâmara Freire contou um pouco da história do farol, inaugurado em 29 de julho de 1882, data especialmente escolhida para coincidir com os festejos do 36° aniversário da Princesa Isabel. Clique aqui e SAIBA MAIS!

Sobre o Faróis do Brasil

Em 13 episódios de 26 minutos, a produção apresentada pela jornalista Tâmara Freire revela as histórias e as belezas naturais de diversos faróis do país, alguns dos quais figuram como cartões postais em suas regiões. 

Postes sem iluminação geraram queixas entre moradores do Farol


Foto Silvana Rust
A rotina dos moradores do Farol de São Thomé vai muito  além da programação de verão realizada pela Prefeitura de Campos. Milhares de pessoas residem no litoral e lidam com problemas comuns aos outros bairros e distritos. Um exemplo é a falta de energia elétrica em alguns pontos do balneário. Durante o ano, usuários reclamaram do serviço de iluminação pública na praia campista.

Bodyboarders do Farol ficaram entre os 20 melhores do país na etapa Itacoatiara

São eles: Master  35, Gugu Sunset e Hugo Pessanha; Sub 16, Victor Hugo, Nathan Latanzi e Kaio Gomes; Open masculino, Marco Aurélio e Kaio Trajano; Profissional Masculino, Bruno Invyk  e Lucas Viana.

Aloha!


Heliporto
Em agosto, um ato público no Heliporto do Farol de São Thomé, lembrou a passagem de 35 anos da tragédia de Enchova, que em 16 de agosto de 1984 matou 37 petroleiros e deixou outros 19 feridos. Foi o maior acidente ampliado na indústria do setor de petróleo no Brasil e um dos maiores do mundo. Diretores do Sindipetro-NF conscientizaram os trabalhadores sobre a necessidade de defender os investimentos em segurança no trabalho para que novas tragédias não aconteçam.


Grupo Farol Arte e Movimento

Com aproximadamente vinte artesãos, locais e regionais, o Grupo Farol Arte e Movimento, a partir de setembro, passaram a estar de quarta a segunda-feira, das 9h às 18h, expondo e comercializando suas artes, na Biblioteca que fica na orla, no centro da Praia do Farol de São Thomé.

Acidentes

Em maio ao vir de Santo Amaro em uma moto para trabalhar num mini mercado na praia campista, uma mulher de 20 anos, teve suspeita de fratura do fêmur ao colidir com uma árvore, devido animal solto na RJ 216, logo na chegada da praia do Farol

Em outubro, um homem de 48 anos e um jovem de 19 anos morreram e dois jovens, um de 18 e outro de 22 anos, ficaram feridos numa colisão envolvendo pelo menos duas motocicletas, na localidade de Boa Vista, na RJ 216. O jovem de 19 anos era o bodyboarder Igor Rangel, Pulga, competidor que deixou os atletas da modalidade de luto na praia campista. Clique aqui e SAIBA MAIS!

Em novembro, acidente envolvendo um motoboy, um búfalo solto pela RJ-216 e uma van que fazia a linha Campos x Farol, aconteceu na noite do dia 25, próximo a ponte já chegando à praia campista. Clique aqui e SAIBA MAIS!

Serviço modelo no recolhimento de resíduos de peixe é implantado em Farol

O contêiner refrigerado para recolhimento de resíduos de pescados com capacidade para 27 toneladas, foi instalado no porto dos pescadores, em uma extensão da parceria entre a Prefeitura de Campos, através da subsecretaria  e a empresa de reciclagem Patense, da cidade de Patos-MG. O objetivo é acabar com o mau cheiro na orla e a poluição nas proximidades.

Falta 1 dia

2019 vai se findando e uma nova década se iniciará. As esperanças se renovam e o desejo por dias melhores é maior a cada dia.

Farol de São Thomé, praia que falta atenção, falta os olhos do poder público durante 10 meses do ano. Que em 2020 possamos fazer uma retrospectiva, onde a infraestrutura e a qualidade de vida sejam os temas em destaque, por se fazerem presentes no ano por vir, na praia do Farol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé | Designed by F.H. | TecnologiaTemplateism.com | Todos os direitos reservados. Copyright © 2020

Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates