Soltura de filhotes de tartarugas reuniu um grande público na praia do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 7 de janeiro de 2018

Soltura de filhotes de tartarugas reuniu um grande público na praia do Farol

Foto: Antonio Cruz
Soltura de filhotes de tartarugas marinhas da espécie Caretta Caretta aconteceu neste sábado (6), na praia de Farol de São Thomé. O evento do projeto TAMAR teve a parceria do Porto do Açu e da secretaria municipal de Meio Ambiente.

O Projeto TAMAR protege as tartarugas marinhas na região norte fluminense, desde 1992, em Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. O período reprodutivo dos animais ameaçados de extinção ocorre entre os meses de setembro e março, quando as fêmeas da espécie procuram as praias do litoral brasileiro para desovar. 

O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, aproveitou para enfatizar a importância do projeto que tem profissionais comprometidos e dedicados em proteger as tartarugas. "É um enorme prazer para a secretaria fazer parte desse projeto realizando essa parceria. Como presidente do projeto Orla nos preocupamos muito com as novas obras e eventos que possam acontecer pois qualquer iluminação focalizada para a praia pode prejudicar a sobrevivência das tartarugas após o nascimento. Todos os fins de semana teremos a soltura e com isso esperamos proporcionar uma maior aproximação da comunidade com o projeto".    

A dona de casa Renata Souza está passando o verão na praia campista com a família e levou a filha de apenas 2 anos para acompanhar a soltura dos filhotes de tartaruga. "Foi a primeira vez que assisti a uma soltura e achei lindo ver a ação da natureza bem perto de mim. Maitê ficou encantada também porque nunca tinha visto uma tartaruga marinha - ressaltou. 

O Projeto TAMAR protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Foto: Antonio Cruz


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!