Aquicultura e IFF: parceria em prol das mulheres da pesca - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 16 de dezembro de 2017

Aquicultura e IFF: parceria em prol das mulheres da pesca

 Foto: Divulgação 
A instituição possui um moderno “trailer laboratório”, devidamente equipado, para a realização dos trabalhos de capacitação das integrantes da Cooperativa de Mulheres Trabalhadoras da Pesca de Farol

A Superintendência Municipal de Pesca e Aquicultura está dialogando com o Instituto Federal Fluminense (IFF), para levar treinamento no processamento do pescado e capacitação para comercialização as integrantes da Cooperativa de Mulheres Trabalhadoras da Pesca de Farol de São Thomé. Recentemente, foi realizada na Pró-reitoria do instituto, a segunda reunião com representantes da instituição de ensino e pesquisa para alinhavar os detalhes desta primeira parceria de cooperação técnica, desenvolvida após a criação da cooperativa.

— Estamos avançando neste processo e esperamos, em pouco tempo, junto da equipe de professores do IFF, realizar os cursos para capacitação. O treinamento será fundamental para o crescimento da cooperativa e qualificação das trabalhadoras da pesca. O IFF tem uma equipe extremamente técnica, competente e bem aparelhada, que realiza importante trabalho na capacitação de trabalhadores, no manuseio e processamento de pescados — afirmou o superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto.

De acordo com o superintendente José Roberto Pessanha, o Betinho, as mulheres com maior qualificação no trabalho de filetagem vão ter um melhor aproveitamento ao processarem o pescado. “Isso significará menor perda e maior valoração do produto final, com eventual ganho de renda para a cooperativa”, observou.

Segundo José Armando, há uma oportunidade de valorização do produto, com imediato ganho de renda para os produtores. O setor tem grande potencial e um extenso mix de produtos a serem elaborados.

— Vamos acompanhar o desenvolvimento destas atividades, observando os critérios de qualidade, saudabilidade e sanidade. Após a conclusão dos cursos, ministrados pela equipe do IFF, as cooperativadas estarão aptas ao manuseio adequado dos pescados, e a produção de hambúrgueres, nugets, quibes, linguiças de peixe, camarão e muitos outros produtos — acrescentou.

Ainda de acordo com o adjunto, a profissionalização “abrirá também a possibilidade da comercialização direta ao consumidor, o que eliminará de vez a figura do atravessador. A superintendência também trabalha com o objetivo de fomentar o atendimento às demandas por proteínas saudáveis na merenda escolar na rede municipal. O potencial do mercado é imenso”.

José Armando destaca ainda que o IFF possui um moderno “trailer laboratório”, devidamente equipado, para a realização dos trabalhos de capacitação. E que nesta sexta-feira (15), a diretora de Políticas Sociais e Relações Empresariais do IFF, Juliana Vidigal, e a assessora de Projetos da Superintendência de Trabalho e Renda, Romarilda Barros, vão estar com ele e com  o superintendente Betinho, durante visita técnica a frigoríficos em Farol.

— As ações desta parceria com o IFF deverão integrar a “Caravana Campos Além dos Royalties”, coordenada pelo superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso.  Na próxima semana deverá ocorrer nova reunião para ajustar detalhes da parceria e celebrar o convênio entre o IFF e Prefeitura.


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!