Medicamentos podem ser retirados de graça na Farmácia Popular - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Medicamentos podem ser retirados de graça na Farmácia Popular

Foto: Rafael Peixoto/Rogério Azevedo
A secretaria municipal de Saúde orienta sobre medicamentos que podem ser adquiridos gratuitamente em drogarias particulares de Campos, através do programa do Governo Federal “Aqui tem Farmácia Popular”. No total são mais de 30 tipos disponíveis para a população.  

— Os medicamentos também podem ser encontrados na farmácia do Centro de Saúde, mas como abastecemos as Unidades Básicas (UBSs), os Programas Especiais e os Centros de Especialidade, nosso fluxo de saída é muito maior. Portanto, é importante que a população saiba que diversos medicamentos para muitos tipos de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, Parkinson e também anticoncepcionais podem ser adquiridos inclusive nas farmácias do município de forma gratuita — explica a subsecretária de Saúde, Valéria Lopes.    

Para adquirir os medicamentos o paciente deve levar um documento de identificação e a receita médica. Confira lista dos remédios gratuitos:  

Anticoncepção: acetado de medroxiprogesterona (150mg); valerato de estradiol (5mg) + enantato de noretisterona (50mg); etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15mg) e norestisterona (0,35mg). Asma: brometo de ipratrópio (0,02mg); brometo de ipratópio (0,25mg); dipropionato de beclometsona (200mcg); dipropionato de beclometsona (250 mcg); dipropionato de beclometsona (50 mcg); sulfato de salbutamol (100mcg); sulfato de salbutamol (5mg). Diabetes: cloridrato de metformina (500mg); cloridrato de metformina (500mg) – ação prolongada; cloridrato de metformina (850 mg); glibenclamida (5mg); insulina humana (100Ul/ML); insulina humana regular (100 Ul/ML). Dislipidemia: sinvastatina (10mg); sinvastatina (20mg); sinvastatina (40mg). Parkinson: carbidopa (25mg) + levodopa (250mg); cloridrato de benserazida (25mg) + levodopa (100mg). Glaucoma: maleato de timolol (5mg); Glaucoma: maleato de timolol (2,5mg). Hipertensão: atenolol (25mg); captropil (25mg); cloridrato de propranolol (40mg); hidroclorotiazida (25mg); losartana potássica (50mg); maleato de enalapril (10mg). Osteoporose: alendronato de sódio (70mg). Rinite: budesonida (32mcg). 


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!