Como encontrar o responsável pela criação de um perfil falso na Internet? - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Como encontrar o responsável pela criação de um perfil falso na Internet?

Divulgação

Não é de hoje que pessoas usam identidades falsas para prejudicar a sociedade e com a Internet isso ficou ainda mais fácil. Isso porque, na atualidade, a criação de um perfil falso é simples e sem muitas restrições pela falta de autenticação no momento do cadastro.

E quando é criado um perfil falso usando meus dados pessoais e minha imagem?

Sempre que uma pessoa acessa a Internet, necessariamente utilizará um IP (Internet Protocol) que identifica o computador na rede mundial de computadores. Com o registro do seu acesso é possível identificar o responsável pela criação daquele perfil fake (falso).

Para isso é necessário salvar o link (endereço eletrônico) da página falsa criada. Uma das formas é dar um print da tela ou ainda fazer uma Ata Notarial Virtual junto ao Tabelionato de Notas de seu município para preservar a prova, ou seja, prevenir-se em caso de desaparecimento do referido perfil.

Com endereço eletrônico em mãos será necessário oficiar ao site responsável por armazenar aquelas informações solicitando o IP daquela página virtual. Em seguida, de posse do IP, deverá oficiar ao provedor de Internet daquele endereço digital para obter os dados cadastrais do usuário daquele serviço de conexão.

As informações fornecidas pela provedor de Internet serão, no mínimo, as seguintes: nome, CPF e endereço.

Por fim, com todas essas informações, a autoridade policial poderá investigar e ao final o responsável, devidamente identificado, será processado por crime de falsidade ideológica (artigo 299 do Código Penal).


Fabiano MPT Jusbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!