Projeto “Arquivo vai à escola” começa por Farol de São Thomé - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Projeto “Arquivo vai à escola” começa por Farol de São Thomé

Foto: Divulgação /  Antônio Cruz
Alunos da Escola Municipal Farol de São Thomé visitam nesta sexta-feira (23), às 9h, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho e a Usina Paraíso. O passeio será uma aula de campo sobre a história do município e da indústria do açúcar na região.


A iniciativa faz parte do Projeto “O Arquivo Vai à Escola”, que acontece em parceria com a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece).

Antes da visita, nesta quinta-feira (22), profissionais do arquivo farão jus ao nome do projeto e irão à escola do Farol, onde haverá uma apresentação sobre trabalho de restauração realizado pela instituição, assim como contarão um pouco sobre a formação da cidade de Campos. “Apresentaremos fotos e faremos um trabalho de introdução ao que eles vão conhecer no arquivo e na usina. Nosso foco é educação patrimonial, histórica e de pertencimento”, explica a historiadora Rafaela Machado.

No arquivo, os alunos terão oportunidade de visitar a exposição temporária “Memória do Açúcar”. A mostra conta com documentos e objetos, como máquinas de escrever e calculadoras, além de fotografias emprestadas pela Usina Outeiro. Após aprenderem a história da indústria açucareira em Campos por meio de fotos, os estudantes conhecerão a centenária Usina Paraíso.

O Solar do Colégio, prédio que abriga o Arquivo, foi construído em meados do Século XVII por padres jesuítas. Neles estão hoje vários documentos importantes, que guardam boa parte da história do município, como a coleção de jornais editados na cidade; documento cartorário do Fórum de Campos; coleção de livros de registro do cartório do 2º ofício, documentos da administração pública entre os séculos XIX e XX, entre outros. O espaço cultural fica localizado no distrito de Tócos, na Baixada Campista.

Fonte: Comunicação PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!