Tradição da Cavalhada de Santo Amaro é repassada a novas gerações - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Tradição da Cavalhada de Santo Amaro é repassada a novas gerações

Cavalhada de Santo Amaro
(Foto: isaías Fernandes)
A tradicional cavalhada de Santo Amaro é uma das programações mais aguardadas pelo público que costuma prestigiar a festa.


Este ano, os organizadores com o apoio da Prefeitura de Campos, vão resgatar a religiosidade do evento que será direcionado pelo padre Alcemar Pereira da Silva, titular da igreja Santo Amaro, Padroeiro da Baixada Campista.


A programação da 284ª edição já começou com o novenário, uma sequência de nove missas que será encerrada no dia 15, dia do padroeiro. Os peregrinos que percorrem a Rodovia RJ-216 (Campos/Farol) em busca de um milagre ou agradecimento por uma conquista já começaram o trajeto. Muitos estão participando das missas após caminharem por longos quilômetros. De Campos a Santo Amaro há cerca de 40 quilômetros de asfalto.

A igreja estará aberta o dia todo durante os dias de programação. Um dos locais mais visitados pelos peregrinos costuma ser a sala de milagres, localizada dentro da igreja de Santo Amaro onde os fiéis deixam registradas histórias de cura e bênçãos no local atribuídas ao santo.

Eles deixam, também, fotografias, roupas, e outros objetos dedicados a Santo Amaro. Segundo o padre, os apetrechos caracterizam “um milagre recebido, um sinal de agradecimento ao santo ou uma petição”.

Segundo o padre Alcemar, a devoção a Santo Amaro começou 284 anos atrás, no local. Santo Amaro era italiano, discípulo de São Bento, o santo beneditino. O padre contou que o santo não tem muita popularidade no mundo, mas na Baixada Campista ele tem milhares de devotos que foram se formando a partir graças e milagres recebidos.

“A qualidade do Santo era repassada de boca em boca. Assim nasceu a paróquia de Santo Amaro, com a popularidade dele sendo enraizada na localidade que pertence ao distrito de Mussurepe.

A cavalhada vai acontecer na manhã de domingo. Miguel de Carvalho foi um dos pioneiros à tradição com mais de 45 anos da vida dele dedicados ao evento. Ele começou a atuar na cavalhada com 13 anos. Mas hoje quer perpetuar a cultura e, por isso, há 3 anos, ele deu o lugar dele de destaque ao filho Wellington Carvalho que já começou a atuar como capitão na cavalhada.

“Ele está super empolgado e dá um valor danado a essa nossa cultura. As roupas e acessórios estão prontos para serem utilizados no domingo de manhã”, explicou Miguel. Ele detalhou a cavalhada. “Há um capitão que vai à frente. Ele é acompanhado por 12 cavaleiros . Há dois grupos em disputa. O azul e o vermelho, representados por cristãos e mourões”, contou.

A cavalhada tem um significado religioso na visão de Miguel. Para ele, os cristãos que usam azul e branco podem ser comparados ao manto sagrado de Nossa Senhora. Já os Mourões, com a cor vermelha, representam Jesus. “os grupos disputavam uma princesa que, com o passar dos anos deixou de existir”, falou.

A festa será encerrada com apresentação musical de Aline Brasil. Segundo a Prefeitura de Campos,o show vai acontecer por causa de uma união de forças. “ A paróquia local intermediou e a cantora subirá ao palco oficial montado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL)”. O show não gerou custos para a prefeitura.

“A Aline é membro da comunidade católica, é da região, e também já se apresentou em outra edição da festa de Santo Amaro. Foi sensível e abraçou a causa. Agora a festa está completa. A programação religiosa já está acontecendo. Todos estão convidados a participarem deste momento de devoção e fé”, disse o padre Alcemar.

A presidente da FJOL, Cristina Lima, informou que a prefeitura, através da fundação, vai garantir a logística da festa fornecendo serviços com ambulâncias, segurança, manutenção da iluminação pública, instalação de banheiros químicos, montagem do palco da Fundação e a Cavalhada.

Sobre Santo Amaro – Segundo os religiosos, o Santo nasceu em Roma e entrou muito cedo para a vida religiosa. Ele era discípulo e amigo de São Bento e se tornou beneditino com apenas 12 anos de idade.  Santo Amaro teve vocação para a santidade. Esse Santo foi quem sucedeu São Bento em Subiaco, província de Roma, quando este foi para o Monte Cassino. Ele foi exemplo de virtude, obediência e abertura à ação do Espírito Santo.




JTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!