Previsão de ventos fortes em todo o Estado do Rio e ressaca no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 17 de setembro de 2016

Previsão de ventos fortes em todo o Estado do Rio e ressaca no Farol

Divulgação

A aproximação de uma nova frente fria que favorece o aumento dos ventos sobre o Estado do Rio de Janeiro faz com que a previsão nos próximos dias seja de ventos fortes e ressaca do mar, inclusive no Farol de São Thomé.


Na manhã da última quarta-feira (14), foram observadas rajadas de até 60 km/h em Campos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e agrometereologista José Carlos Mendonça explica que esta é uma tendência, já que os meses de agosto e setembro são os de mais incidência de ventos fortes. O especialista disse ainda que o fenômeno acontece em razão de um ciclone extra tropical no Sul do país. “A previsão é de que os ventos se mantenham por mais alguns dias, assim como a ressaca do mar, como previu a Marinha do Brasil através de alerta na tarde de quarta-feira”, esclareceu.

O aviso de ressaca foi emitido, às 15h da última quarta-feira, com previsão de mar agitado entre Peruíbe (SP) e Campos (RJ). As ondas podem chegar a 3,5m. Além do aumento dos ventos, as previsões são de umidade relativa do ar muito baixa e calor intenso. Não há previsão de chuva.

Segundo Mendonça, as previsões de chuvas fortes, devem ficar para a segunda quinzena de outubro, como tradicionalmente acontece todos os anos. “As mudanças na temperatura são sazonais. Atualmente, estamos em um período seco e a tendência para este ano é de menor volume de chuva como vem acontecendo nos últimos cinco anos”, afirmou ele.



O Diário RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!