Núcleo Operacional do NEA-BC inaugurado na praia do Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Núcleo Operacional do NEA-BC inaugurado na praia do Farol

Foto: Divulgação
Núcleo Operacional (NO) do NEA-BC inaugurado na praia do Farol de São Thomé. 

O Núcleo estará funcionando, das 8h às 17h, na Rua Prudêncio da Silva Rangel, 104, Farol. 

começo do III Ciclo e o novo endereço traz a bandeira de luta que é evoluir para que a população tenha melhor qualidade de vida através de uma prática ideal de saneamento básico

O NEA-BC

O Projeto Núcleo de Educação da Bacia de Campos (Projeto NEA-BC) tem como objetivos: incentivar e fortalecer a organização comunitária, incentivar e promover a participação popular na definição de políticas públicas, produzir e disseminar conhecimentos na perspectivas de uma Educação Ambiental crítica e transformadora, formar cidadãos para o pleno exercício de sua cidadania, com ênfase na gestão ambiental e no controle social, ampliar o debate sobre o uso dos recursos ambientais, em especial, nos processos de licenciamento. Seu público prioritário são os jovens e as lideranças comunitárias da região.

Desde 2008, o Projeto NEA-BC abrange treze (13) municípios litorâneos do Estado do Rio de Janeiro - de Saquarema a São Francisco de Itabapoana e em cada um deles foi criado um Núcleo Operacional (NÓ). Nesses Núcleos são desenvolvidas ações e/ou atividades de caráter local e seus atores sociais são incentivados a interagir regionalmente numa perspectiva de rede.

Tal iniciativa está ancorada em uma estrutura organizacional, denominada Associação Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (Associação NEA-BC), que articulada em rede, visa promover a integração dos treze (13) projetos locais, de modo a assegurar os princípios, propósitos e diretrizes de educação no processo de gestão ambiental preconizados pelo IBAMA. A realização deste projeto é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama.

O NEA-BC está vinculado à Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio de Janeiro da Petrobras (UO-RIO) e é executado por meio de convênio firmado entre a Petrobras e a Associação NEA-BC.
NEA - BC
A área de abrangência envolve os 13 municípios litorâneos da Bacia de Campos, sendo que em alguns municípios tendo atuação municipal e em outros em localidades específicas, como identificado no quadro abaixo:

MUNICÍPIO / LOCALIDADE

Araruama / Praia Seca
Armação dos Búzios / Armação dos Búzios
Arraial do Cabo / Figueira
Cabo Frio / Tamoios
Campos dos Goytacazes / Farol de São Thomé
Carapebus / Carapebus
Casimiro de Abreu / Casimiro de Abreu
Macaé / Macaé
Quissamã / Quissamã
Rio das Ostras / Rio das Ostras
São Francisco de Itabapoana / Guaxindiba e adjacências
São João da Barra / São João da Barra
Saquarema / Saquarema

3º Ciclo do Projeto NEA-BC

A Petrobras e Associação NEA-BC assinaram no último dia 1º de outubro o novo convênio para execução do 3º Ciclo do Projeto NEA-BC que acontecerá em três anos. Este convênio marca uma nova etapa tanto para Associação como para o Projeto ambos em fase de consolidação e crescimento. 
Petrobras e Associação NEA-BC
O convênio assinado para execução do 3º Ciclo prevê o fortalecimento da Associação que terá uma equipe maior, composta por: uma coordenadora de educação; uma pesquisadora social; uma assessora de comunicação; um advogado; uma assistente de coordenação; uma coordenadora executiva; duas assistentes uma administrativa e outra financeira, além de ampliar o número de técnicos de campo de sete para treze ao longo dos seis primeiros meses do novo ciclo. 

O 3º Ciclo reflete a concretização das expectativas dos sócios fundadores em executar por meio de uma instituição local, criada e gerida por moradores locais, sujeitos da ação educativa, o seu próprio projeto de educação ambiental. Durante os dois ciclos anteriores a Associação contava com o suporte permanente de uma assessoria contratada pela Petrobras, no novo ciclo essa tarefa será exclusiva da Associação NEA-BC em parceria com a Petrobras. 

O desafio da Associação é grande, pois hoje o Projeto NEA-BC já é uma referência para os Projetos de Educação Ambiental para Gestão, em todo Brasil, assim como na Região onde atua, segundo avaliações realizadas pelo próprio Ibama.








NEA-BC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!