Alunos da escola Cláudia Almeida representa o Brasil em projeto mundial - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Alunos da escola Cláudia Almeida representa o Brasil em projeto mundial

Foto: Ascom
A dedicação e força de vontade dos alunos municipais do 6º ao 9º ano Fundamental, da Escola Municipal Cláudia Almeida, da Vila do Sol no Farol de São Thomé, resultaram na satisfação de dever cumprido, após apresentação no projeto mundial “Sky Light – uma ópera da Ciência Global”.


O grupo de alunos . Os alunos deram sequência à apresentação da ópera em Língua Inglesa, transmitida por videoconferência pela Câmara Municipal de Campos, no sábado (3).

Os alunos tiveram cerca de três meses para ensaiar a ópera, desafio que parecia impossível de alcançar no primeiro momento. “Agora, estamos muito felizes de termos representado a escola e nosso país. Com certeza, valeu a pena todo nosso esforço, com o objetivo de dar o melhor para a apresentação. Ficamos muito nervosos, mas conseguimos superar as dificuldades”, relata a aluna do 8º ano, Sarah Tavares Cabral, 13 anos.

Segundo a diretora da unidade, Vitória Gonçalves de Araújo, o projeto mobilizou toda a escola, desde quando a proposta foi lançada no início do ano, pelo Clube de Astronomia Louis Cruls. Na ocasião, os alunos da escola escreveram um poema científico, cantado por alunos da Itália, também participante no projeto global. “A professora de Língua Portuguesa ajudou na produção do poema. Nos ensaios, a de Língua Inglesa, além de outros profissionais, pais e a determinação de cada um deles, motivou de fato a realização do evento”, reconhece.

O texto cantado pelos alunos do Farol foi produzido por Jonathan Harris, da The Premier Academy, na Inglaterra, direcionada ao projeto Sky Light, desenvolvido em função de 2015 ser proclamado o Ano Internacional da Luz. Pela primeira vez, o projeto, iniciativa do norueguês Oded Bem-Horin, da Stord Haugesund University College, da Noruega, teve essa dimensão mundial.

A TV Câmara Campos fez a gravação e transmissão do coral, formado por cerca de 30 adolescentes participantes, incluindo o mesmo grupo que vem se destacando nos projetos ligados à astronomia e astronáutica, como a campanha de busca de asteroides, que colocou Campos em posição de destaque internacional em 2014.

No Brasil, o projeto é coordenado pelo presidente do Clube de Astronomia de Campos, Marcelo de Oliveira Souza, com sua equipe e dos alunos municipais, por meio de parceria com a Coordenação de Ciências Fundamental 2, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).

O tema foi escolhido pelo norueguês considerando o projeto internacional de educação das tecnologias da informação, sobre a Luz Cósmica. Apenas o Brasil e Inglaterra apresentaram a ópera em coro. O Sky Light consiste em dois métodos: Luz (que participa através do aplicativo Opus Lux (opus-lux.dk /) desenvolvido pelo Royal Danish Opera e a Opera Malmö) e Som (que participa através da performance de música em vários instrumentos).









Secom Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!