Alunos do Farol representam o Brasil em projeto internacional - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Alunos do Farol representam o Brasil em projeto internacional

Foto: Rodolfo Lins
Uma oficina realizada por meio de videoconferência com o norueguês Oded Bem-Horin, coordenador do projeto mundial “Sky Light – uma ópera da ciência global”, já foi iniciada com os alunos da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, no Farol de São Thomé. 

A unidade é a única a representar o país no projeto, em que um grupo de alunos de 8º e 9º anos aceitou o desafio de escrever um poema como parte da ópera, que será cantada simultaneamente em outubro, nos 28 países participantes. O primeiro dia de oficina aconteceu na quinta-feira (18), na escola.

Os adolescentes apresentaram a letra do poema científico durante o 8º Encontro de Astronomia e Astronáutica, que aconteceu em Campos entre os dias 9 e 11 de abril deste ano, para que seja cantada por alunos de um dos países participantes. Já a música que será cantada em Campos foi composta por Jonathan Harris, da The Premier Academy, na Inglaterra, especialmente para o projeto Sky Light, desenvolvido em função de 2015 ser proclamado o Ano Internacional da Luz. 

Para a aluna Mayara de Souza Tavares, 14 anos, que cursa o 9º ano, está sendo uma experiência muito boa. “A minha dificuldade maior é cantar na Língua Inglesa, mas sem dúvidas contribui muito para toda a vida”, diz. Os adolescentes integram o mesmo grupo que vem se destacando nos projetos ligados à astronomia e à astronáutica, como a campanha de busca de asteroides, que colocou Campos em posição de destaque internacional em 2014. 

Sky Light – Projeto internacional de educação baseado nas tecnologias da informação, mobilizando alunos dos 28 países para criar em conjunto uma ópera da Ciência sobre a Luz Cósmica. A iniciativa é do Oded, da Stord Haugesund University College, da Noruega. No Brasil, o projeto é coordenado pelo presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo de Oliveira Souza, com a participação da sua equipe e dos alunos de escolas municipais, graças à parceria com a Coordenação de Ciências Fundamental 2, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).

A realização do Sky Light consiste em dois métodos: Luz (que participa através do aplicativo Opus Lux (opus-lux.dk /) desenvolvido pelo Royal Danish Opera e a Opera Malmö) e Som (que participa através da performance de música em vários instrumentos). 

Cerca de metade dos alunos dos países participantes vai apresentar cada método.

A Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, localiza-se na Vila do Sol, na praia do Farol de São Thomé.
Fotos: Rodolfo Lins
 















Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!