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sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Primeira operação no canal do T2 do Porto do Açu acontece nesta sexta

Divulgação  
A Prumo Logística fez, nesta sexta-feira (14), a 1º operação comercial no canal do Terminal 2 (T2) do Porto do Açu.


O primeiro navio a atracar no T2 foi o Happy Dynamic, do tipo Heavy Lift, que veio da China e atracou no cais da fábrica da NOV. Com um calado de sete metros, a embarcação estava carregada com um guindaste, que pesa 520 toneladas. Ele será afixado no cais da NOV e utilizado para movimentar os carretéis de tubos flexíveis.

“Vemos a chegada do navio como um marco muito importante, já que viabilizará a instalação do nosso guindaste, que tem capacidade de suporte de até 410 toneladas. Esta é uma peça fundamental para as atividades de carregamento e descarregamento de equipamentos no site da NOV Flexibles no Porto do Açu”, explica Marcos Villela, country manager da NOV Flexibles no Brasil.

O cargueiro Heavy Lift é especializado no transporte de estruturas muito pesadas e de difícil manipulação. O descarregamento do guindaste irá durar cerca de três dias e a previsão é que o navio deixe o Porto na próxima segunda-feira (17).

No final de outubro aconteceu a 1º operação de minério de ferro no Terminal 1 (T1), com o carregamento do navio  “Key Light”, que tem 14,7 metros de calado e foi carregado com 80 mil toneladas de minério de ferro no píer dedicado.

NOV
A NOV, líder mundial no fornecimento dos principais componentes mecânicos para sondas de perfuração terrestres e marítimas, está concluindo a instalação de uma unidade de produção de tubos flexíveis para apoio à indústria offshore com 210 metros de frente de cais e 121.905 m² de área total. A unidade, que já opera, tem capacidade para produção de 250 km de tubos flexíveis por ano, além de área para armazenagem e teste de material.

Sobre o Porto do Açu

Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações simultaneamente, o Porto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore).

O T1 é composto por uma ponte de acesso com 3 km de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. O terminal contará na sua totalidade com 4 km de cais.

O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de até 14,5 metros. Com mais de 13 km de cais, o T2 irá movimentar carga de projetos, coque, bauxita, veículos, granéis sólidos, carga geral e petróleo.













JTV

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